Notícias


Reunião Caps 11.11.21
11/11/2021

Prefeitura cria Grupo de Trabalho para discutir demandas dos servidores do CAPS AD

A Prefeitura de Juiz de Fora vai criar, dentro de uma semana, um Grupo de Trabalho (GT) para discutir as demandas dos servidores do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas). Essa foi a principal definição de uma ampla reunião realizada, na manhã desta quinta-feira (11 de novembro), entre seis integrantes da Administração Municipal (capitaneadas pela subsecretária de Atenção à Saúde, Joana D’Arc da Costa Zanelli), SINSERPU-JF (presidente Francisco “Chiquinho” Carlos da Silva e diretora de Saúde Deise Medeiros) e seis representantes dos trabalhadores do CAPS AD (Ana Paula Ferreira, Carla de Souza, Diane Oliveira, Giselle Cardoso, Jussara Albino e Paula Vieira). Do Grupo de Trabalho participarão 10 pessoas, sendo uma do SINSERPU-JF e duas vindas diretamente do CAPS.

O SINSERPU-JF, que vem apoiando as reivindicações dos servidores dos CAPS desde o início do 2020, aprovou a criação do Grupo de Trabalho, mas quer urgência nas discussões. “A angústia vivida pelos trabalhadores exige uma necessidade de resposta para ontem. Temos tudo (documentos, dados, relatos) para fazer com que esse Grupo de Trabalho seja bem produtivo”, afirmou Deise Medeiros. “Os trabalhadores estão adoecendo, daí a nossa urgência. Além do lado humano, essa situação pode impedir um serviço público de qualidade”, completou Francisco Carlos.

As representantes do CAPS na reunião apresentaram mais um documento sobre a realidade vivida nas unidades, onde reiteram que as melhorias das condições de trabalho são urgentes. “Os profissionais sentem na pele os impactos da realização de um trabalho de saúde mental. O número restrito de profissionais, situações de violência física, verbal e psicológica causam diversos adoecimentos e afastamentos do trabalho”, diz o texto, antes de concluir que, “comprometidos com a assistência ao usuário em consonância com os princípios éticos norteadores do SUS e da Reforma Psiquiátrica”, os profissionais clamam por: “alteração da jornada de trabalho dos diaristas para escala de plantão ou redução da carga horária para 30 horas semanais sem redução salarial, além da garantia de condições de trabalho adequadas”.

Reunião Caps 11.11.21.jpg 2


Outras notícias

26/11/2021
Diretoria do SINSERPU-JF define Pauta da Campanha Salarial 2022, que será submetida à categoria a partir de terça-feira

     Uma reunião ampla da diretoria do SINSERPU-JF, na tarde desta sexta-feira (26 de novembro), [...]

26/11/2021
Definido o cronograma de reuniões do Grupo de Trabalho que vai discutir demandas dos servidores dos CAPS

O Grupo de Trabalho criado para discutir as demandas dos servidores dos Centros de Atenção Psicossocial [...]

26/11/2021
Conselho Fiscal aprova, e Assembleia ratifica, previsão orçamentária do SINSERPU-JF para 2022

Os membros efetivos do Conselho Fiscal do SINSERPU-JF (Juçara Cipriano Martins, Lione Aparecida Santos e Luiz [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!