Notícias


Alanir
02/09/2021

Alanir de Souza Pinto, ex-diretor do SINSERPU-JF, visita o Sindicato e relembra velhas histórias de luta

     O ex-diretor do SINSERPU-JF, Alanir de Souza Pinto, visitou o Sindicato na manhã desta quinta-feira (2 de setembro). Além de rever amigos de diretorias passadas, ele relembrou um pouco da História do SINSERPU-JF e das muitas batalhas travadas. “Fomos um dos primeiros sindicatos de servidores municipais de Minas, viabilizamos a entidade assim que a Constituição de 1988 foi promulgada e permitiu a organização sindical dos funcionários públicos. A companheira Maria Nilcéia da Silva foi nossa primeira presidente, interina, até a efetivação de José Luiz de Oliveira. Nosso primeiro endereço foi uma salinha na galeria João Borges de Mattos (Centro da cidade) e depois passamos para o edifício Brumado, na Rua Halfeld (também região central). Mudamos para o endereço atual (Rua São Sebastião) em abril de 2005. Era uma clínica instalada em uma casa velha”, relembra Alanir Pinto, que era, na data da inauguração da sede atual, diretor administrativo do SINSERPU-JF – ele ficou no Sindicato até 2012.
     Entre as muitas histórias de lutas sindicais, Alanir Pinto relembrou a crise na AMAC em 1997, no início do mandato do prefeito Tarcísio Delgado. “Havia uma situação de caos, e a Prefeitura alegava não ter condições de arcar com os direitos mais elementares dos trabalhadores (como salários). O Sindicato então teve que colocar toda sua energia e força para resolver uma situação que era muito dramática”, diz ele, que cita ainda outras bandeiras históricas, como o Plano de Saúde dos Servidores (“foi gestado e criado aqui no Sindicato”, conta) e até coisas que extrapolavam a fronteira sindical e beneficiava toda a sociedade, como é o caso do restaurante popular. “Ao lado do então presidente do SINSERPU-JF Cosme Nogueira fomos até o Rio de Janeiro ver como funcionava o projeto. Fizemos um relatório e entregamos ao prefeito de Juiz de Fora e felizmente o restaurante popular foi implantado em Juiz de Fora”, relembra Alanir Pinto.
      Outra característica de Alanir Pinto, citada pelos ex-companheiros de diretoria, foi sua prioridade aos servidores, acima de qualquer coisa. “Ele foi filiado a partidos tradicionais de Juiz de Fora, mas nunca deixou que isso influenciasse sua relação com as administrações municipais. Era o trabalhador em primeiro lugar”, testemunha Cosme Nogueira.
      “Alanir atuava na EMPAV, no setor de parques e jardins. E juntos com outros companheiros conquistamos o Plano de Carreiras e outros benefícios que antes não existiam, como insalubridade e periculosidade, entre outros – conquistas que perduram até hoje. E também estivemos juntos nas eleições de bairros”, contou o atual presidente do SINSERPU-JF, Francisco “Chiquinho” Carlos da Silva. “Não podemos esquecer do passado. Hoje estamos vivendo com coragem para lutar e coragem para vencer. Outros companheiros viveram o passado com lutas e coragem. Entendo que eles fizeram o alicerce e nós temos a missão de continuar a obra”, completou.
      Em sua visita ao SINSERPU-JF, Alanir Pinto foi recebido pelos atuais diretores (na foto, da esquerda para a direita) Rozivaldo Gervásio, Mônica Pinho, Francisco Carlos da Silva, Cosme Nogueira, Amarildo Romanazzi e Júlio Mendonça.
      Francisco Carlos aproveitou a presença do companheiro para fazer um convite: “Ao mesmo tempo que agradeço ao Alanir e digo muito obrigado a todos os companheiros de luta convido a quem tem história no movimento a também nos visitar. Serão bem recebidos. Vamos relembrar o passado e construir o futuro”.

Outras notícias

25/04/2024
Segunda parte da entrevista da presidenta do SINSERPU-JF é nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (26 de abril) a presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, volta ao Programa “Debates na [...]

25/04/2024
Participação da presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, no Programa Debates na Play

Clique no link abaixo e confira a participação da presidente do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, no programa [...]

25/04/2024
Mídia Municipal – Registro da posse da nova diretoria do SINSERPU-JF

Registro da posse da nova diretoria do SINSERPU-JF na edição de abril do Jornal “O Combate”, [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!