Notícias


Mp 1045
02/09/2021

Senado derruba MP 1045, que continha minirreforma trabalhista – SINSERPU-JF comemora

O Plenário do Senado Federal rejeitou, na noite desta quarta-feira (primeiro de setembro), a Medida Provisória (MP) 1045, que em tese criava um novo programa de redução ou suspensão de salários e jornada de trabalho durante a pandemia de covid-19, mas que continha uma “minirreforma trabalhista”. Sindicatos e entidades dos trabalhadores – entre eles o SINSERPU-JF – combatiam a MP por se tratar de mais um ataque aos direitos trabalhistas. A Medida Provisória foi, inclusive, tema das últimas manifestações públicas com participação ativa do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (como a do dia 18 de agosto, foto). Foram 47 votos contrários, 27 votos favoráveis e 1 abstenção, e com isso a famigerada MP 1045 será arquivada.
     Na sessão desta quarta-feira alguns senadores citaram a iminente retirada de direitos, caso a MP fosse aprovada. “Não cabe ao governo, na linha daquilo que Paulo Guedes disse na famosa reunião que acabou tendo o vídeo vazado por ordem do Supremo Tribunal Federal, ‘colocar uma granada no bolso do trabalhador’ a cada oportunidade”, afirmou, por exemplo, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). “Os senadores não quiseram ser coniventes com nenhuma retirada de direitos dos trabalhadores”, resumiu Eduardo Braga (MDB-AM).
       (com informações da Agência Senado)

Outras notícias

23/04/2024
Movimento “Circuito 1964” promove sessão dupla de cinema nesta terça-feira

O Movimento “Circuito 1964: Memória, História, Cultura e Resistência. Reparação Já!” ajuda a promover, nesta terça-feira [...]

23/04/2024
SINSERPU-JF e AMAC discutem assuntos de interesse dos trabalhadores

Negociação salarial, reequilíbrio nos termos de colaboração da educação e da assistência social e o programa [...]

22/04/2024
Presidenta do SINSERPU-JF fala de planos e desafios, em entrevista nesta quinta-feira

A nova presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, é a convidada do Programa “Debates na Play”, da [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!