Notícias


10/06/2021

Diretores do SINSERPU-JF participam de Audiência Pública em Teófilo Otoni – Mais um ato contra a Reforma Administrativa

Os diretores do SINSERPU-JF Cosme Nogueira, Júlio Mendonça, Mônica Pinho e Rozivaldo Gervásio participaram, na tarde desta quinta-feira (10 de junho), de mais uma Audiência Pública contra a Reforma Administrativa, desta vez promovida pela Câmara Municipal de Teófilo Otoni. Em sua intervenção, Cosme Nogueira foi categórico e definitivo: “A proposta que está em tramitação no Congresso Nacional acaba com o serviço público no Brasil. É uma ‘bomba’ colocada sem debate. O projeto tem que ser retirado de pauta para, se for o caso de uma reforma, ser discutido com as entidades representativas”. Ele apontou ainda uma série de “falácias” e “mentiras” contadas para “demonizar” o funcionário público perante à sociedade. “Em primeiro lugar não existe nenhum tipo de privilégio para a maioria esmagadora da categoria dos servidores públicos. Eles, principalmente os municipais, ganham salário mínimo e convivem com uma série de dificuldades para exercer suas funções”. Cosme Nogueira ainda alertou que o estado social e democrático de Direito está sendo “violentado” pela PEC e defendeu pressão sobre os deputados federais, para que eles não aprovem a proposta.

Por fim, Cosme Nogueira citou o Movimento “Basta”, criado para combater a PEC. E, a propósito, nesta quarta-feira (9 de junho) dezenas de entidades (nacionais, estaduais e municipais) das mais diversas categorias do Serviço Público lançaram um “Alerta Geral à Nação” e anunciaram uma mobilização nacional, no dia 23 de junho, contra a tramitação da PEC 32/20. “Intitulada como Reforma Administrativa, a proposta, se aprovada, trará graves  danos aos país. Esta mudança constitucional não busca a eficiência ou maior profissionalização dos serviços públicos, como educação, saúde, segurança pública, Justiça, assistência social, previdência, meio ambiente, dentre outros fundamentais para o desenvolvimento humano, social, cultural, institucional e econômico do país. Busca atender a interesses estranhos aos do povo brasileiro”, diz trecho do Manifesto – veja abaixo o documento na íntegra.

Além dos vereadores locais e dos sindicalistas juizforanos participaram da Audiência na cidade localizada no Nordeste de Minas membros do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teófilo Otoni (capitaneados pelo presidente José Antônio Esteves Guedes), o advogado da FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais – entidade da qual o SINSERPU-JF é filiado) Eldbrendo Monteiro, o diretor do SindUte-MG Eric Bonfim e a presidente do Sindicato dos Institutos de Previdência do Estado de Minas Gerais Antonieta “Tieta” de Cássia Dorledo de Faria, entre outros.

O SINSERPU-JF já participou de quatro eventos similares ao desta quinta-feira, visando repudiar e traçar estratégias para combater a PEC 32/20, promovidos pela Assembleia Legislativa de Minas e pelas câmaras municipais de Araxá e Juiz de Fora.

A caminho de Teófilo Otoni a delegação do SINSERPU-JF visitou os sindicatos dos servidores públicos municipais de Leopoldina (foto 3), Manhuaçu (foto 4) e Caratinga (foto 5) – em todos, um dos objetivos das visitas foi justamente arregimentar apoios, em um grande mutirão contra a Reforma Administrativa.

Antes da Audiência Pública na Câmara de Teófilo Otoni, Cosme Nogueira (que também é presidente da FESERP-MG) participou de debates sobre o tema nas emissoras locais Rádio 98 FM (programa “Conexão 98” – foto 6 ) e Rádio e TV – Rede Imigrantes de Comunicação (programa “Radar 100,9” – foto 7 )

Fotos das visitas às cidades da região e às emissoras de comunicação: FESERP-MG

Manifesto 23Junho

Audiência teofílo Otoni 3Audiência Teófilo Otoni 1

Leopoldina manhuaçu

Caratinga 10.6.21Rádio 1

Rádio 2


Outras notícias

25/04/2024
Participação da presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, no Programa Debates na Play

Clique no link abaixo e confira a participação da presidente do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, no programa [...]

25/04/2024
Mídia Municipal – Registro da posse da nova diretoria do SINSERPU-JF

Registro da posse da nova diretoria do SINSERPU-JF na edição de abril do Jornal “O Combate”, [...]

25/04/2024
SINSERPU-JF na Plenária Nacional

Os diretores do SINSERPU-JF Rodrigo Reis, Rodrigo Valle e Bernadete Aparecida de Paula (à direita, na [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!