Notícias


Negociação 5.3.21 1
06/03/2021

Segunda rodada de negociações – SINSERPU-JF exige manutenção de direitos adquiridos dos servidores

Durante a segunda rodada de negociações da Campanha Salarial 2021, na tarde desta sexta-feira (5 de março), o SINSERPU-JF exigiu a manutenção de direitos adquiridos de servidores, que sofrem ameaça velada da Administração Municipal. Está nesse caso a prerrogativa exercida há anos pelos funcionários da Secretaria de Obras, do setor de capina de DEMBURB e do operacional da EMPAV de folgar no Dia do Pagamento. E não constitui isso um privilégio, pois, conforme já explicado várias vezes pelos sindicalistas, eles fazem juz a isso. No DEMLURB, por exemplo, os trabalhadores fazem compensação de horas (15 minutos diariamente e, no dia do pagamento, não usam o horário de almoço) – e em todos os casos tem que se considerar que são pessoas, em sua grande maioria, dependentes de membros da família para o procedimento bancário de sacar o pagamento. A Prefeitura propôs uma espécie de “acordo coletivo” pelo qual os servidores ganhariam meio expediente, no dia do pagamento, com compensação de uma hora extra por semana – proposta rechaçada pelo SINSERPU-JF. “A posição do Sindicato é clara: o trabalhador não pode perder direitos adquiridos e não vai aceitar que uma categoria valorosa e sofrida seja prejudicada”, afirmou o vice-presidente da entidade, Cosme Nogueira.

“Além desse bandeira específica pedimos à Administração Municipal celeridade e resolução em itens que englobam toda a categoria como a reposição salarial e o ticket alimentação”, informou o presidente do SINSERPU-JF, Francisco “Chiquinho” Carlos da Silva.

Em relação a outros temas, o SINSERPU-JF, através do diretor administrativo Amarildo Romanazzi, avisou ao secretário Municipal de Administração, Rogério Freitas que o Sindicato vai entrar na Justiça contestando a Lei Complementar 173/2020, do Governo Federal, pela qual fica vedada, até 31 de dezembro, a concessão de alguns direitos dos trabalhadores, já que a Procuradoria Geral do Município (PGM) editou uma Portaria, a 4360, na qual concorda com a Lei Federal – em reunião, nesta quinta-feira (4 de março), a PGM manteve essa posição.

Na reunião desta sexta-feira também foi tratada a questão da proteção ao trabalhador na pandemia do novo coronavírus (já que foram detectados, pelo Sindicato, aglomerações evitáveis em caminhões e alguns departamentos da Prefeitura). “Fomos questionados por servidores que trabalham no prédio central da Prefeitura, que estão preocupados com a transferência de algumas secretarias para o local. Apoiamos a economia que a medida traz, mas isso aumentou o número de pessoas no prédio da Rede, algo temeroso com a pandemia. O ideal seria um rodízio”, argumentou o diretor de Comunicação do SINSERPU-JF, Joaquim Tavares.

Também entrou na pauta a absurda situação de dezenas de trabalhadores do DEMLURB que trabalharam por anos a fio e agora, na hora da merecida aposentadoria, descobriram que não podem e que deixarão o serviço público sem nenhum garantia para o futuro. Para reverter essa situação, o SINSERPU-JF conseguiu o apoio da Secretaria de Administração, que prometeu resolver a situação – “bater o martelo”, como definiu o secretário.

A próxima reunião de negociação salarial esta agendada para quinta-feira (11 de março). Na desta sexta-feira também participou a diretora de Saúde do SINSERPU-JF, Deise Medeiros.

Negociação 5.3.21 2

 


Outras notícias

27/03/2024
Servidores decidem pela continuidade da greve  

Os servidores públicos municipais de Juiz de Fora continuarão em greve, conforme decidido em Assembleia realizada [...]

27/03/2024
Comunicado Horários – Semana Santa

O SINSERPU-JF informa que não abrirá nos dias 28 de março (quinta-feira/ponto facultativo) e 29 de [...]

26/03/2024
Greve continua – Nova Assembleia nesta quarta-feira, à tarde, antes da Audiência Pública na Câmara

Reunidos em Assembleia convocada pelo SINSERPU-JF, na manhã desta terça-feira (26 de março), os servidores públicos [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!