Dia de palestras no Seminário de Preparação Sindical em Casos de Catástrofes, com a participação do SINSERPU-JF
O segundo dia (quinta-feira/16 de julho) do Seminário “Crise Climática, Serviços Públicos e Trabalho Seguro” foi de palestras, assistidas pela representante do SINSERPU-JF, a diretora administrativa Denise Medeiros.
Pela manhã, o tema abordado foi “Justiça climática, transição justa e ação sindical”, com o objetivo de responder a uma pergunta central: como transformar a crise climática em pauta sindical permanente, com foco em direitos, trabalho decente, financiamento público e serviços públicos fortes? Palestraram Leonardo Bauer Maggi, coordenador nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), representantes do Instituto Eqüit/Gênero, Economia e Cidadania Global (Lucia Santalices e Guilherme de Farias) e Isabela Callegari, coordenadora de Justiça Fiscal, Comércio e Digitalização para a América Latina, da Internacional de Serviços Públicos – ISP.
Na parte da tarde, a Mesa “Cuidar de quem cuida: saúde física e mental de trabalhadoras/es em emergências” reuniu pesquisa científica e experiência sindical para discutir o que acontece com quem trabalha em meio a um desastre climático. A partir das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul, duas frentes de dados foram apresentadas: os riscos físicos e biológicos enfrentados por trabalhadoras/es dos serviços públicos na linha de frente e os impactos na saúde mental de quem atendeu a emergência sendo, ao mesmo tempo, afetado por ela.
O Seminário, em Porto Alegre (RS), vai até amanhã (sexta-feira/17 de julho), em uma promoção da sucursal Brasil da ISP (ou PSI/Public Services International – a federação sindical global que representa mais de 30 milhões de trabalhadores do setor público).