SINSERPU-JF participa de Seminário de preparação sindical para proteção dos trabalhadores em caso de catástrofes
A diretora administrativa do SINSERPU-JF, Denise Medeiros, está a caminho de Porto Alegre (RS) para um seminário que tratará da preparação sindical para catástrofes, com foco na reconstrução e proteção dos trabalhadores.
O evento, promovido pela sucursal Brasil da ISP (ou PSI/Public Services International – a federação sindical global que representa mais de 30 milhões de trabalhadores do setor público), ocorre entre esta quarta-feira (15 de julho) e a próxima sexta-feira (17 de julho) e terá dois momentos conectados, cada um com três turnos. O Módulo 1 parte da experiência concreta das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul e chega aos marcos normativos e ferramentas sindicais disponíveis; o Módulo 2 aprofunda a pauta de Saúde e Segurança no Trabalho em emergências.
A programação resumida do Seminário:
MOMENTO 1 — Oficinas Temáticas sobre Catástrofes e Emergências Climáticas
Turno 1
Dia 15 – 8h30: Conferência de Abertura
9h00: Abertura institucional
9h30: Mesa de abertura – “O que o RS nos ensina: crise climática, serviços públicos e trabalho”
11h00: Perguntas aos Palestrantes e Debate em Plenária
Turno 2
Dia 15 – 14h30: Oficina 1 – Plenária estruturada com sistematização ao vivo “O que a crise climática significa para cada setor?”
Turno 3
Dia 16 – 9h00: Mesa Temática “Justiça climática, transição justa e ação sindical”
10h45: Perguntas aos Palestrantes e Debate em Plenária
MOMENTO 2 — Saúde e Segurança no Trabalho para Trabalhadores/as que atuam em Situações de Emergência
Turno 4
Dia 16 – 14h00: Breve contexto sobre momento institucional da ISP e projetos em curso.
14h45: Mesa “Cuidar de quem cuida: saúde física e mental de trabalhadoras/es em emergências”
16h30: Perguntas aos Palestrantes e Debate em Plenária.
Turno 5
Dia 17 – 9h30: Oficina “Construindo o modelo sindical de plano de emergência para preparação, prevenção e resposta (PPR)”
Turno 6
Dia 17 – 14h00: Encerramento “Síntese, plano coletivo e próximos passos”