Notícias


Design Sem Nome (11)
17/05/2024

Dia Internacional Contra a Homofobia

 

Hoje, 17 de maio, o SINSERPU-JF une-se às celebrações do Dia Internacional Contra a Homofobia, um momento fundamental para reforçar a luta contra o ódio e a discriminação que afetam a comunidade LGBTQIA+. Este dia é um lembrete da necessidade urgente de erradicar a homofobia e construir uma sociedade baseada na tolerância, no respeito e na inclusão. ️‍

De acordo com Rodrigo do Valle, Diretor de Relações de Trabalho do SINSERPU-JF, a data é significativa, pois marca a retirada da homossexualidade da lista de doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1990, reconhecendo que a orientação sexual não é uma doença, mas uma condição humana legítima. Ele ressalta a importância desse reconhecimento: “A sociedade tem que nos reconhecer como pessoas, como cidadãos que temos o direito de ser o que somos”, afirma.

Rodrigo destaca a responsabilidade do SINSERPU-JF em criar um ambiente de diálogo e acolhimento para os servidores municipais LGBTQIA+. “Sinto-me bastante responsável, enquanto entidade sindical representante dessa categoria, de criar um ambiente na instituição de diálogo, de conversa, de formação, para acolher os nossos servidores municipais LGBTQIA+. Temos muitos profissionais em todas as secretarias deste público, e eles sofrem perseguições e preconceitos, velados ou não, na máquina pública municipal.”

O Brasil ainda é um dos países que mais mata pessoas LGBTQIA+, especialmente transvestis e transsexuais, que muitas vezes são forçadas à prostituição devido à falta de oportunidades de trabalho digno. Rodrigo enfatiza a necessidade de políticas públicas para proteger essa comunidade: “Precisamos criar políticas públicas municipais, estaduais e nacionais para proteger esse público, para que eles não sejam mortos pelo simples fato de serem quem são. Precisamos debater esse tema nas escolas e na sociedade.”

Comprometido com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso, o sindicato possui uma pasta dedicada à promoção da diversidade e ao combate à homofobia, trabalhando incansavelmente para promover um ambiente de trabalho saudável.

O SINSERPU-JF convida todos a se juntarem a essa causa e a dizerem não à homofobia.

#DiaInternacionalContraaHomofobia #SINSERPUJF #LGBTQIA+ #Igualdade #Respeito #Inclusão #DireitosHumanos #NãoÀHomofobia


Outras notícias

22/06/2024
SINSERPU-JF no segundo dia da Conferência Municipal de Saúde

Neste sábado (22 de junho), segundo dia da 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e [...]

21/06/2024
SINSERPU-JF participa de Seminário sobre o Estatuto da Igualdade Racial

A presidenta e o vice-presidente do SINSERPU-JF, Deise Medeiros e Weber Wagner, e os dois representantes [...]

21/06/2024
SINSERPU-JF presente na Conferência Municipal de Saúde

O SINSERPU-JF está marcando presença na 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação em [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!