Notícias


Dia Das Mães Sinserpu Jf
12/05/2023

Feliz Dia das Mães!

O SINSERPU-JF celebra todas as figuras maternas e lembra sua importância na vida de cada um. Mãe é sinônimo de amor, origem, carinho, acolhimento e aconselhamento. Nós, do Sindicato, desejamos um feliz dia para todas as mães!

 

Anualmente, o segundo domingo do mês de maio é marcado pelo Dia das Mães, no Brasil e em países como o Japão, os Estados Unidos e a Itália. A comemoração da data, como a conhecemos, se popularizou nos Estados Unidos, a partir de 1914. 

 

Mães e as leis trabalhistas

 

A proteção à maternidade é um direito constitucionalmente garantido às trabalhadoras brasileiras, regido pela CLT e pela Constituição Federal. O seu objetivo é auxiliar mulheres que, na gravidez e após se tornarem mães, precisam ajustar suas rotinas de cuidados com o filho a sua jornada de trabalho.

 

Conheça os principais direitos para as mães trabalhadoras brasileiras:

 

Licença-maternidade: as mães têm direito a 120 dias de licença-gestante e, durante esse período, a mulher tem de receber a sua remuneração em forma de salário maternidade, um benefício pago às seguradas da Previdência, seja por parto ou adoção. Esse é um direito válido para todas as trabalhadoras em todo o território nacional.

 

Auxílio creche e pré-escola: a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até seis anos de idade em creches e pré-escolas, é um direito previsto na Constituição. Esse benefício pode ser custeado diretamente pela empresa, em convênio com a creche, ou o valor do auxílio pode ser repassado diretamente para a trabalhadora.

 

Apoio à amamentação: as empresas com mais de 30 empregadas, com idade superior a 16 anos, são obrigadas a disponibilizar salas de apoio à amamentação e adequadas à coleta e armazenamento do leite materno, no local de trabalho, para que as mães consigam seguir a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de amamentar os seus filhos por dois anos ou mais, sendo exclusivamente com o leite materno nos primeiros seis meses.

 

Direitos para as gestantes: a trabalhadora grávida não pode ser demitida por justa causa desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. É garantido à empregada, durante esse período, sem prejuízo do salário, a dispensa do horário de trabalho pelo tempo necessário para a realização de, no mínimo, seis consultas médicas e demais exames complementares.


Outras notícias

27/04/2024
Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho

No Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, celebrado neste domingo (28 de abril), o [...]

26/04/2024
SINSERPU-JF participa de Ato em defesa do IPSEMG

O SINSERPU-JF, através da presidenta Deise Medeiros e do primeiro vice-presidente Weber Rodrigues, participou, na manhã [...]

26/04/2024
Participação da presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, no Programa Debates na Play – Segunda parte

Clique no link abaixo e confira a participação da presidente do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, no programa [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!