Notícias


Retrospectiva março 2021 foto 1 (2)
15/12/2021

Breve retrospectiva de 2021 III, Março – Luta pela manutenção de direitos adquiridos

O mês de março começou com o SINSERPU-JF defendendo os direitos adquiridos dos servidores. No DEMLURB, a luta foi pela restituição dos APCR (Adicional de Participação em Equipe de Coleta de Resíduos) e do APAC (Adicional de Participação em Equipe de Apoio de Coleta de Resíduos) retirados sem aviso. A vitória em favor do trabalhador foi sacramentada em ampla reunião (foto 2), mas veio após contatos frequentes, desde fevereiro, com o Poder Legislativo e em reuniões com a categoria; na Secretaria de Obras, o SINSERPU-JF mobilizou os servidores (foto 1) diante da ameaça velada, da Administração Municipal, de perda de direitos adquiridos e históricos. O temor, na época, era a retirada do transporte disponibilizado aos trabalhadores (casa/trabalho/casa) e do fim da folga concedida no dia do pagamento – Problema semelhante foi enfrentado pelos servidores do setor da capina. O Sindicato foi ao Departamento (foto 3) e intercedeu em favor dos trabalhadores; na EMPAV, uma reunião (foto 4) discutiu, além da permanência dos benefícios e ganhos já conquistados. o fortalecimento da Empresa. Toda essa luta por direitos adquiridos dominou a segunda rodada de negociações da Campanha Salarial 2021 (foto 5).
 
Nos primeiros dias do mês os trabalhadores da AMAC aprovaram, por unanimidade, a Pauta da Campanha Salarial 2021. A Assembleia foi realizada, em função da pandemia, de forma virtual.
 
Em março, a situação da pandemia do novo coronavírus se agravou, mas mesmo no lockdown os servidores da capina do DEMLURB trabalharam normalmente (foto 6). Porém, o Sindicato denunciou a falta de condições ideais de trabalho – nem ao menos água os trabalhadores tinham parda beber. A pressão do SINSERPU-JF deu resultado e uma Portaria da Secretaria de Recursos Humanos resolveu a situação, alterando a jornada de trabalho, para no máximo 6 horas.
 
Por conta do recrudescimento da pandemia, o SINSERPU-JF redobrou a atenção com a saúde dos servidores. Na Secretaria Municipal de Transformação Digital e Administrativa, a visita (foto 7) foi para garantir o cumprimento do revezamento dos servidores – medida necessária para aumentar o distanciamento social e diminuir os riscos; Na Regional Leste, a reunião (foto 8) serviu para discutir a nova situação da unidade que, conforme decisão da Administração Municipal, passou a atender apenas pacientes com Covid-19.
 
Se não bastasse a pandemia, Juiz de Fora viveu, em março, dois momentos de extrema gravidade, de intolerância política que beira o fascismo. E O SINSERPU-JF se posicionou nos dois casos, assinando nota de solidariedade à vereadora Laiz Perrut (PT), agredida por extremistas de direita. E divulgando Nota de Repúdio ao discurso criminoso veiculado pelo vereador Sargento Mello Casal (PTB), no qual o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, de forma doentia, incita a população a atos de violência e morte contra os guardas municipais além de ofensas à prefeita Margarida Salomão e à população da cidade.
Retrospectiva março 2021 foto 2 Retrospectiva março 2021 foto 3 (2) Retrospectiva março 2021 foto 4 Retrospectiva março 2021 foto 5
Retrospectiva março 2021 foto 6 Retrospectiva março 2021 foto 7 Retrospectiva março 2021 foto 8

Outras notícias

14/01/2022
Aprovada incorporação na aposentadoria de servidores do tempo exercido em cargo comissionado

Com o apoio do SINSERPU-JF, a Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, na sessão da [...]

13/01/2022
SINSERPU-JF participa em Ato em defesa do Hospital João Penido

Diretores do SINSERPU-JF participaram, na manhã desta quinta-feira (13 de janeiro), de um ato em defesa [...]

13/01/2022
Associação da Guarda Municipal e SINSERPU-JF comemoram regulamentação da jornada de trabalho da categoria

O Poder Executivo publicou, nesta quarta-feira (12 de janeiro), no Atos do Governo, a Portaria que [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!