Notícias


Cidinha Louzada Reunião 12.11.21 1
12/11/2021

Reunião com a secretária de Governo trata de assuntos da SO e DEMLURB

Assuntos da Secretaria Municipal de Obras (SO) e do DEMLURB foram o mote principal da segunda reunião, de periodicidade mensal, entre SINSERPU-JF e a secretária municipal de Governo, Cidinha Louzada, na manhã desta sexta-feira (12 de novembro). Participaram os titulares das duas pastas em questão, Lincoln Santos e Giselle Teixeira, acompanhados de assessores e, pelo Sindicato, Francisco “Chiquinho” Carlos da Silva, Antônio Carlos Sant’Ana, Fernanda Carvalho, Joaquim Tavares e Luciano Rodrigues dos Reis.

Na SO, um dos questionamentos do Sindicato é em relação aos desvios de função ocorridos na Secretaria – de que os auxiliares estão exercendo as tarefas de motoristas, não levando em conta que há motoristas aprovados em concurso público realizado em 2016, conforme denúncias feitas ao Ministério Público pelos pretendentes à vaga. O secretário Lincoln Santos, no entanto, ressaltou que “não há vacância” concursal e garantiu que nenhum servidor está sendo prejudicado, já que “com a anuência da prefeita Margarida Salomão, os trabalhadores não terão perdas, mantendo-se os direitos”. Conforme o secretário Lincoln Santos, todos os casos já foram direcionados para resolução da Secretaria de Recursos Humanos. Foi cobrado também a questão estrutural das dependências da Secretaria (urbanização e paisagismo da unidade). Sob esse tema, o secretário informou que o processo já está em andamento, inclusive com retiradas de equipamentos obsoletos. Já a existência de uma equipe de psicólogos do DAMOR na SO é vista com bons olhos pelo Sindicato, já que essa prática pode inibir casos de assédio moral (assunto caro ao Sindicato, que participa da Comissão Municipal sobre o tema, com dois diretores), além de servir para aumentar a autoestima do trabalhador.

No DEMLURB, o SINSERPU-JF continua insistindo em questões que trazem melhorias nas condições de trabalho dos servidores, como, por exemplo, a construção de uma proteção no “refeitório”, no Setor de Coletas, na Zona Norte – onde não há nem mesmo um toldo, obrigando os trabalhadores a fazer suas refeições em local aberto e insalubre. A direção da DEMLURB alega “problemas burocráticos” no andamento da licitação, realizada em março, mas Cidinha Louzada informou que está “buscando materiais em outras secretarias” para resolver o problema.

O Sindicato também cobrou urgência na disponibilização de equipamentos de trabalho, como luvas e capas de chuva e o curso de capacitação para os encarregados, visando eliminar os casos de assédio moral, que o SINSERPU-JF condena veemente. Sobre isso, a direção do DEMLURB garantiu que já há uma comissão interna, não deliberativa, que repassa os casos apurados para a Comissão Geral Municipal. “Defendemos o sigilo das denúncias, para proteção do cidadão”, lembrou Francisco Carlos.

Por fim, Giselle Teixeira informou ao Sindicato que foram tomadas providências em relação à recente denúncia do SINSERPU-JF sobre a distância entre os trabalhadores em execução de tarefas e os ônibus que os levam aos locais de trabalho – casos ocorridos, por exemplo, no Jardim Alfineiros e na Avenida Brasil.

A próxima reunião entre SINSERPU-JF e Secretaria de Governo está marcada para 13 de dezembro, às 9h. Antes disso, duas reuniões específicas vão discutir a situação do Canil Municipal e o concurso do DEMLURB 2021.

Cidinha Louzada reunião 12.11.21 2 Cidinha Louzada reunião 12.11.21 3


Outras notícias

24/04/2024
Na mídia estadual: Proposta da nova diretoria do SINSERPU/JF insere filiação à CUT, FETAM e CONFETAM

Leia no link abaixo a matéria publicada no site da CUT/Minas Gerais em 23 de abril [...]

24/04/2024
Servidores vão decidir, em Assembleia no dia 30, mudanças nas filiações sindicais do SINSERPU-JF

Os servidores filiados ao SINSERPU-JF estão sendo convocados para, em Assembleia, decidir mudanças nas filiações sindicais [...]

24/04/2024
SINSERPU-JF presente na 1ª Plenária Nacional da CONATRAM/CUT

Os diretores Rodrigo do Valle Batista (Relações de Trabalho), Bernadete Aparecida de Paula e Rodrigo Reis [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!