Notícias


03/08/2021

Enfermagem realiza ato nacional pelo piso salarial, nesta quinta-feira  – SINSERPU-JF marcará presença

O Fórum Nacional da Enfermagem, composto pelas entidades representativas da Enfermagem Brasileira, realiza, nesta quinta-feira (5 de agosto), no Dia Nacional da Saúde, o Ato “Valorizar a Vida é Valorizar o SUS”, em Brasília. O objetivo é chamar a atenção dos brasileiros e dos parlamentares para a aprovação do Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que institui o piso salarial nacional da enfermagem vinculado a uma carga horária de 30 horas semanais para a categoria. O SINSERPU-JF se fará presente, com uma delegação de 10 diretores. Esse grupo – acrescidos de representantes dos sindicatos dos servidores públicos municipais de Nova Serrana, São Sebastião do Paraíso e Teófilo Otoni – está em Brasília desde segunda-feira (2 de agosto), em caravana organizada pela FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais)

O ato será na Praça das Bandeiras, na Esplanada dos Ministérios, com a participação de trabalhadores, dirigentes e parlamentares e será transmitido pelo Facebook do Fórum e das entidades representativas.

O dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX. A data foi instituída em 1967 e além de ser uma homenagem e promoção de reflexão acerca do modelo de cuidado em saúde, é um chamado à ampla mobilização em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Enfermagem pede socorro! Auxiliares, técnicos e enfermeiros estão entre as categorias que mais adoecem e morrem no combate à Covid-19. Neste período, as jornadas de trabalho se tornaram ainda mais exaustivas, afetando a saúde física, mental e emocional destes trabalhadores. Infelizmente, toda luta e sacrifício desses profissionais não foram valorizados, o que se reflete pela perda salarial de 11%, segundo o Dieese.

Na linha de frente do atendimento, os profissionais de enfermagem enfrentam também violência física, verbal e psicológica. Apenas 29% dos profissionais se sentem seguros em seus ambientes de trabalho, segundo dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil do Cofen e da Fiocruz. A pesquisa revela que 19,7% já sofreram violência no ambiente de trabalho, sendo: 66,5% violência psicológica, 26,3% verbal e 15,6% violência física.

Programação do ato desta quinta-feira:

12h30 – Concentração do Ato na Praça das Bandeiras na Esplanada dos Ministérios

13h – Início do Ato “Valorizar a Enfermagem é Valorizar o SUS”

14h30- Audiência Pública na CTASP (Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público) da Câmara dos Deputados.

Fonte: Fórum Nacional da Enfermagem

folder enfermagem 1

folder enfermagem 2

enfermagem

 


Outras notícias

27/03/2024
Servidores decidem pela continuidade da greve  

Os servidores públicos municipais de Juiz de Fora continuarão em greve, conforme decidido em Assembleia realizada [...]

27/03/2024
Comunicado Horários – Semana Santa

O SINSERPU-JF informa que não abrirá nos dias 28 de março (quinta-feira/ponto facultativo) e 29 de [...]

26/03/2024
Greve continua – Nova Assembleia nesta quarta-feira, à tarde, antes da Audiência Pública na Câmara

Reunidos em Assembleia convocada pelo SINSERPU-JF, na manhã desta terça-feira (26 de março), os servidores públicos [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!