Notícias


18/06/2021

SINSERPU-JF, FESERP-MG e SISEP debatem a Reforma Administrativa

     O debate, realizado nesta quinta-feira (17 de junho), sobre a Reforma Administrativa foi promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrópolis-RJ (SISEP), em parceria com a FESERP Minas (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais) e apoio da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB). O evento, na TV Pop de Petrópolis, teve apresentação de Felipe Krauss. Os principais convidados foram Cosme Nogueira e Oswaldo Magalhães, presidentes da FESERP Minas e do SISEP, respectivamente; e também os diretores do SINSERPU-JF Júlio César de Mendonça, Rozivaldo Gervásio e Mônica Pinho. Em torno da “reforma”, o programa foi pautado pela luta sindical contra a PEC, a mobilização dos sindicatos, os prejuízos para o servidor, os benefícios retirados e o que pode acontecer caso a PEC seja aprovada.
      Transmitido pelo facebook da TV Pop, o programa teve participação simultânea dos telespectadores. . CLIQUE AQUI e assista: https://www.facebook.com/watch/live/?v=164045519038713&ref=watch_permalink
     Com a participação no Debate na TV POP, Cosme Nogueira segue o roteiro de atividades na luta contra a Reforma Administrativa. O debate teve a duração de pouco mais de uma hora, abordando todos os efeitos negativos da PEC 32. Cosme declarou que a oportunidade foi excelente, uma vez que, neste momento, “intensificar as informações para a sociedade e alertar a população sobre esta grande ameaça é essencial”.
Ainda foi anunciado e massificado no debate, as informações sobre os atos do dia 19, “dia do esquenta” para as entidades nas atividades contra a PEC 32, preparatório para o dia 23, do ato nacional de mobilização.
     Também foi abordado no debate, o PL 2564 que trata do piso salarial dos profissionais de enfermagem. Rozivaldo Gervásio, que é lotado no setor da saúde em Juiz de Fora, falou sobre o tema e pediu apoio das entidades e da sociedade para esta causa tão importante e necessária. A pressão sobre os parlamentares para o voto contra a reforma administrativa e pela aprovação do PL 2564 foi consenso entre os debatedores, afinal, somente com a pressão popular as demandas alcançarão êxito.
     Felipe Krauss, mediador do debate, falou sobre a relevância da discussão: “O debate foi muito produtivo, pois levamos ao ar um tema de grande importância pra sociedade e que pode impactar a todos. Na minha opinião, o debate tem grande relevância, porque traz um tema pouco explorado e que muitos desconhecem.”
Fundamental no processo de organização, Francisco Carlos da Silva, o Chiquinho, questionado pela FESERP Minas sobre o debate e a luta contra a PEC 32, respondeu que os diretores do SINSERPU-JF (Cosme, Mônica, Júlio e Rozivaldo) vêm representando de forma brilhante e competente a causa, o Sindicato e a Federação. “Eles representam o clamor da categoria e, neste momento, tanto a categoria, quanto a população, precisam deter a reforma, ela acaba com o serviço público e abre portas até para corrupção”, explicou Chiquinho.
     Para tentar exemplificar alguns pontos que são prejudicados com a aprovação da PEC, Chiquinho sugeriu algumas possibilidades: “Imagine um pai de familia que passa a vida toda lutando para formar um filho ou uma filha, e com esta reforma o governo acaba com o concurso público, ‘o sonho vai pro ralo’. Outra situação: o filho pode até entrar numa terceirizada, mas será explorado e a qualquer momento o governo terá o poder de extinguir empresas públicas, além de órgãos públicos e estatais.”
     Para concluir, Chiquinho analisa positivamente o debate: A cada ação sindical, a população é mais conscientizada do desmonte que, infelizmente, o Governo Federal propõe. Hoje é preciso pressionar os parlamentares para não apoiar a reforma. Este debate é um divisor de águas, pois a união de federações juntamente aos sindicatos cumprem a função do sindicalismo, visto que as redes sociais e o debate têm comunicação direta com os espectadores e a informação correta. Temos a certeza que teremos mais debates e audiências públicas. E o mais importante: o Sinserpu-JF e a Feserp Minas sempre estarão juntos com outras entidades, sempre com disposição, coragem e luta para vencer. Basta! Esta reforma não pode passar.”
     Texto e foto: FESERP Minas

Outras notícias

27/03/2024
Servidores decidem pela continuidade da greve  

Os servidores públicos municipais de Juiz de Fora continuarão em greve, conforme decidido em Assembleia realizada [...]

27/03/2024
Comunicado Horários – Semana Santa

O SINSERPU-JF informa que não abrirá nos dias 28 de março (quinta-feira/ponto facultativo) e 29 de [...]

26/03/2024
Greve continua – Nova Assembleia nesta quarta-feira, à tarde, antes da Audiência Pública na Câmara

Reunidos em Assembleia convocada pelo SINSERPU-JF, na manhã desta terça-feira (26 de março), os servidores públicos [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!