Notícias


Banner 8 De MarÇo
11/03/2021

Mês da Mulher: “O processo é lento, mas sólido”

No Mês da Mulher, o SINSERPU-JF vai dar, neste espaço, voz a Elas. O oitavo depoimento, de uma série, é de Clesiane de Almeida Santos, servidora do DEMLURB (atualmente cedida ao TRE-Tribunal Regional Eleitoral)

“O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 08 de março. A data frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos.

Analisando este fenômeno, temos que levar em conta um universo muito maior, pois há uma mudança de valores sociais nesse caso. A mulher deixou de ser apenas uma parte da família para se tornar a comandante dela em algumas situações. Por isso, esse ingresso no mercado é uma vitória. O processo é lento, mas sólido.

Mas, também foram avanços dos últimos 10 anos mostrando que há espaço para melhorar inclusive entre os que já estão mais à frente e incentivando os países a promover reformas e a evoluir com a participação da mulher no mercado de trabalho

A mulher entrou no mercado de trabalho e terminou acumulando as atividades fora de casa com as domésticas e familiares. A saída da mulher do lar não foi acompanhada por uma mudança na divisão por gênero do trabalho. Assim, elas ainda são as principais responsáveis pelas atividades domésticas. Também é apontado que políticas públicas devem facilitar o processo de conciliação entre o trabalho, vida pessoal e vida familiar, devendo existir melhorias no transporte público, maior acesso a creches, jornadas de trabalho flexíveis e uma maior divisão do trabalho doméstico.

Na força de Deus que nos move, em defesa da vida estamos aqui e celebramos as lutas, as conquistas e possibilidade de decidir com autonomia que as mulheres vêm alcançando ao longo dos anos. Que a Bênção de Deus nos acompanhe em nossas trajetórias, hoje e sempre”

clesiane


Outras notícias

17/04/2024
Diretores do SINSERPU-JF tomam posse no Conselho Municipal de Saúde

Os diretores do SINSERPU-JF Anderson Luiz Gonçalves “Andinho” (titular) e Luciano Ferreira da Cruz (suplente) tomaram [...]

16/04/2024
SINSERPU-JF discute com motoristas desvios de função na PJF

Diretores do SINSERPU-JF se reuniram, na manhã desta terça-feira (16 de abril), com representantes da AMMEP-JF [...]

15/04/2024
SINSERPU-JF apoia série de eventos sobre “Memória e Resistência” dos 60 anos da Ditadura Militar

Lembrar sempre para que nunca mais aconteça. Sob esse prisma, um imperativo histórico, associações e entidades [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!