Notícias


Caps Ij 7
06/10/2020

Servidores dos CAPS lançam Nota de Repúdio contra morosidade da Secretaria Municipal de Saúde

Os “Servidores Públicos da Saúde Mental”, lotados nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) emitiram uma Nota de Repúdio (leia abaixo, na íntegra) contra a morosidade da Secretaria Municipal de Saúde em apontar soluções para as reivindicações dos trabalhadores. O documento foi motivado pelo cancelamento, de última hora, de uma reunião agendada para esta terça-feira (6 de outubro).

O SINSERPU-JF continua, como sempre esteve, ao lado dos servidores e não descarta a realização de um ato público contra a situação atual dos trabalhadores, que enfrentam um alto risco de stress e sobrecarga de trabalho. O Sindicato seguirá apoiando as reinvindicações, todas justas, e continuará as atividades previstas (visitas às unidades e divulgação dos problemas enfrentados) e vai exigir a remarcação da reunião cancelada.

Nota de Repúdio

No dia 21 de setembro de 2020 foi realizada na sede do Conselho Municipal de Saúde de Juiz de Fora, uma reunião dos servidores públicos da Saúde Mental com a presença do Secretário de Saúde, Rodrigo Almeida, cujo objetivo foi discutir as reivindicações do movimento relacionadas a sobrecarga de trabalho, alteração de jornada de trabalho para os CAPS III, condições de trabalho dos Centros de Atenção Psicossocial, o expressivo número de adoecimentos e afastamentos dos funcionários nos últimos 2 anos, as condições precárias em que esses trabalhadores convivem diariamente, a invisibilidade da saúde mental diante das políticas públicas e possíveis restruturações dos serviços para melhor atender os usuários.

Nessa oportunidade, o Secretário de Saúde prometeu soluções em 10 dias úteis e agendou uma reunião para o dia 06/10/20 às 15 horas na sede do Conselho, a fim de dar retornos as demandas levantadas pelos servidores e solicitou que interrompêssemos o movimento, justificando que ele estaria disponível para as negociações. Destaca-se que atendendo ao pedido do Secretário as faixas de protesto foram retiradas dos serviços e o ato diante da Câmara Municipal, agendado para o dia 29/09/20, foi suspenso. No entanto, a véspera do dia tão esperado pelos profissionais, somos comunicados do cancelamento da reunião e sem previsão de uma nova data para mesma.

Frente a isso, reiteramos que a invisibilidade relacionada a saúde mental se mantêm e continua a afligir os trabalhadores, o que agrava o adoecimento e afastamentos dos profissionais, comprometendo a assistência aos usuários. Os servidores comprometidos com a saúde mental e com a política pública não podem ficar apáticos diante desta falta de atenção às demandas claramente expostas. Os trabalhadores desde o início pautaram o movimento em ações que beneficiariam a reconstrução de um trabalho qualificado e para manutenção da assistência ao cuidado da saúde daqueles que dela demandam.

Cabe ressaltar que independente das dificuldades encontradas nesses espaços sócioocupacionais os servidores têm administrado as precariedades, assumindo um volume desproporcional de trabalho, a fim de continuar ofertando o cuidado, cumprindo assim com o nosso compromisso ético-profissional.

Contudo, reiteramos que nesse momento urge a necessidade de respostas às reivindicações postas. Contamos com o compromisso assumido pelo Secretário de Saúde, Rodrigo Almeida, de responder as demandas dos trabalhadores as quais ele está ciente. Reafirmamos a urgência das questões acima expostas, o que leva à impossibilidade de aguardar respostas somente a partir da próxima gestão.

Juiz de Fora, 06 de outubro de 2020

 

Servidores Públicos da Saúde Mental


Outras notícias

27/03/2024
Servidores decidem pela continuidade da greve  

Os servidores públicos municipais de Juiz de Fora continuarão em greve, conforme decidido em Assembleia realizada [...]

27/03/2024
Comunicado Horários – Semana Santa

O SINSERPU-JF informa que não abrirá nos dias 28 de março (quinta-feira/ponto facultativo) e 29 de [...]

26/03/2024
Greve continua – Nova Assembleia nesta quarta-feira, à tarde, antes da Audiência Pública na Câmara

Reunidos em Assembleia convocada pelo SINSERPU-JF, na manhã desta terça-feira (26 de março), os servidores públicos [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!