Notícias


22/11/2019

Trabalhadores da Amac aprovam termo de ajustamento de conduta

TAC deve por ponto final a questionamentos sobre natureza jurídica da associação; funcionários desligados poderão ser recontratados

 
Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (21), funcionários da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) aprovaram a assinatura de termo de ajustamento de conduta (TAC) construído entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Município de Juiz de Fora, a direção da Amac e o Sindicato dos Servidores Públicos de Juiz de Fora. O TAC busca equacionar os imbróglios jurídicos que resultaram em ações judiciais questionando a natureza jurídica da associação – se pública ou privada -, bem como possíveis irregularidades na contratação de funcionários. O acordo iminente deve formalizar a natureza privada e, segundo o Sinserpu, que conduziu a assembleia realizada nesta quinta, garantir a manutenção da maioria dos postos de trabalho hoje existentes.

 
O quadro pessoal de servidores da Amac tem aproximadamente mil funcionários. Destes, cerca de 150 foram contratados por meio de realização de processo seletivo e, conforme o ajuste, deverão ser incorporados ao quadro pessoal do Município. Os demais serão desligados e com possibilidade de readmissão aos quadros da associação. Segundo o Sinserpu, com os desligamentos, os profissionais terão direito ao pagamento proporcional de férias vencidas ou por vencer e do 13º salário.

Entre as ações que questionam a situação jurídica da Amac, estão uma de 2007 – do MPT, sugerindo a nulidade de todos os contratos de trabalho da Amac – e outra de 2009, em que o MPMG, propõe a extinção da entidade. Desde 2009, por exemplo, a Amac estava impedida, por decisão liminar, de contratar novos funcionários em razão de ação civil pública que questiona a contratação de servidores públicos sem prévia aprovação em concurso. A assinatura do TAC, no entanto, permitirá que a Amac mantenha suas atividades e permaneça recebendo os repasses de recursos do Município por serviços de assistência social prestados à rede pública da cidade.

Por meio de sua assessoria, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) classificou o acordo que resultou na confecção do TAC como histórico, por abranger entendimento de todos os atores interessados em uma definição. Aos olhos da Administração, o imbróglio envolvendo os questionamentos sobre a natureza jurídica da Amac trazia certos empecilhos para a prestação de serviços de assistência social pelo Município, uma vez que, por exemplo, havia vedação para a contratação de novos funcionários por parte da associação. Com a superação do impasse, o entendimento é de que a assistência social e toda a cidade têm a ganhar.

A PJF ressalta ainda que após a formalização do TAC, o Município terá um prazo de 30 dias para encaminhar à Câmara um projeto de lei com a revogação da legislação municipal que versa sobre a Amac, bem como normatizar a incorporação dos funcionários contratados pela associação por meio de concurso público. Tais servidores serão abrangidos pelo quadro suplementar do Município e, por suas experiências, a tendência é de que sejam aproveitados em funções ligadas ao setor de assistência social, martelo este que ainda não está batido. Tais vagas serão extintas com a aposentadoria ou o desligamento por iniciativa própria destes funcionários.

Em reportagem da Tribuna, no último dia 13, o MPMG afirmou que “houve tentativa anterior de celebração de acordo, mas o termo atual está sendo negociado desde janeiro deste ano”. Ainda de acordo com o Ministério Público, dentre as propostas sugeridas pelo MPMG às partes, está “a extinção dos contratos de pessoal da Amac não submetidos a concurso, mediante aviso prévio trabalhado (vedada a modalidade indenizada) e mediante pagamento de eventual saldo de salário já trabalhado até a rescisão, sendo vedado pagamento de multa de 40% sobre o saldo do FGTS”.

Após o fim da assembleia dos funcionários da associação que aprovou o TAC, a Tribuna tentou contato telefônico com o superintendente da Amac, Alexandre Oliveira Andrade. No entanto, as ligações não foram atendidas.

Fonte: https://tribunademinas.com.br/noticias/politica/21-11-2019/trabalhadores-da-amac-aprovam-termo-de-ajustamento-de-conduta.html#.Xdcrr7bRxSw.whatsapp

 

 

 

 

 

 

 

 


Outras notícias

25/04/2024
Mídia Municipal – Registro da posse da nova diretoria do SINSERPU-JF

Registro da posse da nova diretoria do SINSERPU-JF na edição de abril do Jornal “O Combate”, [...]

25/04/2024
SINSERPU-JF na Plenária Nacional

Os diretores do SINSERPU-JF Rodrigo Reis, Rodrigo Valle e Bernadete Aparecida de Paula (à direita, na [...]

24/04/2024
Na mídia estadual: Proposta da nova diretoria do SINSERPU/JF insere filiação à CUT, FETAM e CONFETAM

Leia no link abaixo a matéria publicada no site da CUT/Minas Gerais em 23 de abril [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!