Com representante eleito, SINSERPU-JF vai defender três propostas na Plenária Nacional da CUT
Eleito na Plenária Estadual da CUT, realizada no final de semana em Belo Horizonte, o vice-presidente do SINSERPU-JF, Weber Wagner, vai representar o Sindicato e a CUT Zona da Mata na 17ª Plenária Nacional da CUT, agendada para Brasília, entre os dias 14 e 17 de outubro. Na capital federal ele terá uma missão extra: defender as três propostas apresentadas pelo SINSERPU-JF e aprovadas pela Plenária da etapa estadual. São elas: 1) “A criação de mecanismos de mapeamento com produção de indicadores para a condução das formações das lideranças facilitando o diálogo com as novas formas de trabalho”, 2) “Diversificar a metodologia de acesso às bases com a micro presença, os núcleos informais, as redes de conversa digital, acesso de proximidade, favorecendo a capacitação dos dirigentes e base”, e 3) “Apropriação do diálogo sobre a segurança pública no movimento sindical”.
Antes de chegar a Brasília, porém, Weber Wagner terá, como delegado, que participar de quatro eventos online, chamados pela CUT de “Seminários de Aprofundamento”. Essas reuniões, com a presença de representantes da Direção Nacional da Central e de especialistas, começam já nesta quarta-feira (3 de setembro), discutindo “o futuro do sindicalismo e da organização sindical”. A seguir, nas demais quartas-feiras de setembro, os debates serão sobre ‘Trabalho em plataforma, direito de greve, pejotização e financiamento sindical” (dia 10), “Inteligência artificial e mundo do trabalho” (dia 17) e “Transição justa: Trabalho decente, transição energética, exploração de petróleo na margem equatorial do Rio Amazonas e COP 30” (dia 24).
Além de Weber Wagner, participaram da etapa estadual (nesta sexta-feira, sábado e domingo) a presidenta do SINSERPU-JF Deise Medeiros e os diretores Agnaldo Jailson de Almeida e Marco Antônio Ribeiro.