Notícias


Img 20250627 wa0047
27/06/2025

SINSERPU-JF na recepção à Caravana “Fica Glauber”

Com grande protagonismo e adepto da causa desde a primeira hora, o SINSERPU-JF se juntou a vários sindicatos, coletivos, associações, institutos, movimentos sociais, partidos e políticos na recepção à Caravana “Fica Glauber”, que passou por Juiz de Fora na noite desta sexta-feira (27 de junho) – prestando dessa forma toda a sua solidariedade, e disposição de luta, ao deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que tem seu mandato ameaçado de cassação.

Glauber Braga chegou ao Parque Halfeld (centro da cidade) às 17h25, recebido pelos militantes, que começaram a se concentrar no local um pouco antes. Nesse curto período de espera a percepção geral era de que se aguardava um homem justo, vítima de uma enorme injustiça

O SINSERPU-JF, quando aderiu à Campanha Nacional o fez sabendo do real motivo da ameaça ao mandato de Glauber Braga: com sua boa prática parlamentar, postura coerente, ética e firme ele “ncomoda” demais justamente aqueles que agem sem decência e com métodos indignos. Entre esses “incomodados” está o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), com seu famigerado orçamento secreto – tão combatido por Glauber Braga.

E os participantes parceiros do SINSERPU-JF no Ato sempre destacaram que a defesa do mandato de Glauber Braga é, por extensão, a defesa da Democracia e da liberdade de expressão.

Toda essa “aura de certeza coletiva” se confirmou então ao cair da noite, surpreendentemente quente para o inverno, quando Glauber Braga começou a discursar: “a perseguição a mim é porque tento impedir a captura do orçamento público pela extrema direita e pelo Centrão; é porque quero impedir que o gasto de R$ 50 bilhões em emendas seja secreto; é porque afirmo e reafirmo que toda emenda parlamentar, que destina dinheiro público, precisa ter autoria – senão é mutreta; é porque sabem que a minha permanência no Congresso representa a continuidade da luta pelas liberdades democráticas e contra os poderes oligárquicos”.
Não era preciso dizer (afinal Glauber Braga percorreu 26 Estados e o Distrito Federal em um mês e 18 dias; e vai visitar 28 cidades até terça-feira), mas ele se classifica como determinado a quem lhe pergunta se está otimista ou pessimista (com a possível perda do mandato). “Acho que meus inimigos não contavam com o apoio popular que estou tendo”.

Depois dos discursos no Parque Halfeld, Glauber Braga e simpatizantes desceram a Rua Halfeld, percorreram um trecho da Avenida Getúlio Vargas e encerram o Ato na Praça Antonio Carlos.

Lá, o deputado deu o último recado: “Não me entrego não, porque vocês não se entregam; vencerei, porque vocês vencerão”.

Lembrou Corisco, o personagem de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, filme de outro Glauber, o Rocha. Embora, com sua mania de misturar política com poesia, Glauber Braga tem muito é de Paulo Martins, de “Terra em Transe”, outro filme do xará – aquele que perguntado o que significa tanta luta, responde: “O triunfo da verdade e da justiça”.


Outras notícias

10/07/2025
Trabalho do Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF chega à Câmara Municipal

Durante sua participação na reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara [...]

10/07/2025
SINSERPU-JF marcará presença no I Encontro Nacional de Educação dos Municipais da CONFETAM/CUT 

    O Primeiro Encontro Nacional de Educação dos Municipais da CONFETAM/CUT (Confederação dos Trabalhadores no [...]

10/07/2025
Direitos não envelhecem: SINSERPU-JF na plenária dos aposentados da CUT/MINAS

“Capitaneada” por Vera Lúcia Daniel (coordenadora do Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF e delegada na Conferência [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!