Notícias


Guarda Civil Dia 3
03/09/2024

03 de setembro – Dia do Guarda Civil

O SINSERPU-JF parabeniza, neste 3 de setembro, cada representante da Guarda Civil, reconhecendo a sua vital importância no dia a dia das cidades, na manutenção da segurança e da ordem pública no município. A data é comemorada desde 1966, quando foi instituída pelo então presidente Castelo Branco.

Além dos merecidos parabéns, o SINSERPU-JF aproveita a data para lembrar que a categoria possui reivindicações históricas, que passam, inicialmente e principalmente, pela valorização profissional.

A História da Guarda Civil no Brasil remonta ao aparecimento das instituições de força policial no país, a partir da criação, em 1775, do Regimento de Cavalaria Regular da Capitania de Minas Gerais. Os moldes atuais foram definidos na Constituição de 1988, Artigo 144, parágrafo 8º: “Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei” – e aprimorados no Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei 13.022/2014).

Ao longo dos anos, as corporações foram ganhando cada vez mais relevância no cotidiano da sociedade, com atuações efetivas na proteção dos cidadãos. E o SINSERPU-JF defende, não apenas neste dia festivo, o fortalecimento dos guardas civis e um reconhecimento maior.


Outras notícias

29/04/2026
Audiência pública lota Câmara Municipal e expõe insatisfação dos servidores com o “Frankenstein” do Executivo

Na manhã desta quarta-feira, 29 de abril, o plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora [...]

27/04/2026
Tabela Salarial de janeiro de 2026

Confira, no link abaixo, a Tabela Salarial de janeiro de 2026, já com o reajsuste de [...]

27/04/2026
SINSERPU-JF na luta pelas nomeações dos aprovados no concurso interno

Na manhã desta segunda-feira, 27 de abril, representantes de diversas associações de servidores da Prefeitura de [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!