Notícias


Logo Sinserpu Jf Copia
29/12/2023

SINSERPU-JF a favor dos cobradores de ônibus e contra a extinção de cargos

O SINSERPU-JF (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora) vem a público manifestar apoio total e irrestrito às manifestações e atos dos trabalhadores no transporte público de Juiz de Fora, em especial os cobradores, seriamente ameaçados com a aquisição, pelo Consórcio Via JF, de uma nova frota de veículos que não contam com espaço adequado à função.

“Em outras oportunidades já estivemos ao lado da categoria e, agora, neste momento crucial, não poderia ser diferente. Entendemos que esta categoria é histórica e deve ser tratada com mais respeito. A extinção do posto de trabalho é a violação dos direitos da classe trabalhadora e acarretará perda na qualidade desse serviço público. O Sindicato quer registrar este recado muito importante para a sociedade: somos contrários à extinção de qualquer posto de trabalho, de qualquer categoria”, afirmou o presidente do SINSERPU-JF, Francisco “Chiquinho” Carlos da Silva.

Motorista por profissão, o diretor financeiro do SINSERPU-JF Antônio Carlos de Sant’Ana lembrou que a função do cobrador vai muito além de cobrar a passagem. “É ele quem acolhe e orienta o passageiro que necessita de uma maior atenção (idosos, portadores de deficiência, crianças, mulheres com bebês no colo…), que cuida do embarque e desembarque, auxilia o motorista nas manobras de trânsito e observa toda a dinâmica do processo. Em resumo: a falta de cobrador é a ausência de segurança – e isso é muito grave”, afirmou, apontando ainda uma certa incoerência na medida: “As vans escolares, por exemplo, são obrigadas por Lei a manter alguém além do motorista, justamente pensando no bem-estar dos passageiros. Por que seria diferente nos ônibus?”.


Outras notícias

12/06/2024
Nota de esclarecimento sobre o ticket alimentação

O Ticket Alimentação é de responsabilidade da Prefeitura de Juiz de Fora, que promove a licitação [...]

12/06/2024
Enquete: qual atividade esportiva a ser promovida pelo SINSERPU-JF você prefere?

Entre os planos da nova gestão do SINSERPU-JF está a promoção de atividades e eventos esportivos, [...]

12/06/2024
Nota de pesar

Com extremo pesar o SINSERPU-JF comunica o falecimento do funcionário do DEMLURB Carlos Roberto, conhecido como [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!