Notícias


Consciência Negra 2023 1
21/11/2023

SINSERPU-JF presente no Ato da Consciência Negra

O presidente do SINSERPU-JF, Francisco “Chiquinho” Carlos da Silva, e o diretor de Comunicação e Cultura do Sindicato, Júlio Mendonça, participaram, na tarde/noite desta segunda-feira (20 de novembro), do Ato Público que celebrou o Dia da Consciência Negra. Além de relembrar a resistência histórica e protestar contra o momento atual (de altos índices – inclusive em Juiz de Fora – de violência, pobreza, desemprego e falta de acesso à educação e saúde) o evento, realizado no Parque Halfeld (centro da cidade), serviu ainda para a tentativa de sensibilizar os vereadores de Juiz de Fora para a decretação de feriado municipal no dia 20 de novembro. Para isso, um grupo de manifestantes foi até o Plenário da Câmara para tentar entregar aos parlamentares um documento com cerca de sete mil assinaturas apoiando o Projeto de Lei da vereadora Cida Oliveira (PT), que cria oficialmente a data comemorativa da consciência negra, homenageando Zumbi dos Palmares.

A tentativa, no entanto, foi em vão. Com exceção de Cida Oliveira, Laiz Perrut (PT), Tiago Bonecão (Cidadania) e Tallia Sobral (PSOL), os demais vereadores presentes não se sensibilizaram. Sargento Mello Casal (PL) chegou a discursar contra o ato e o presidente da Câmara, José Márcio Garotinho (PV), citando “seguir o regimento da Casa”, não permitiu que o documento fosse entregue, simbolicamente, aos parlamentares. Posteriormente, durante a sessão deliberativa, Mello Casal adiou a apreciação do projeto ao “pedir vista” do processo.

“O SINSERPU-JF é a favor da vida, da justiça e da verdade, e contra qualquer tipo de discriminação, seja ela racista ou política, e  atitudes que ferem a dignidade humana”, registrou Francisco Carlos.


Outras notícias

27/04/2024
Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho

No Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, celebrado neste domingo (28 de abril), o [...]

26/04/2024
SINSERPU-JF participa de Ato em defesa do IPSEMG

O SINSERPU-JF, através da presidenta Deise Medeiros e do primeiro vice-presidente Weber Rodrigues, participou, na manhã [...]

26/04/2024
Participação da presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, no Programa Debates na Play – Segunda parte

Clique no link abaixo e confira a participação da presidente do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, no programa [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!