Cansadas de esperar por uma resposta da Prefeitura sobre demandas históricas, as assistentes sociais do município estão se mobilizando para promover manifestações e atos públicos, no intuito de serem atendidas pela Administração Municipal. As reivindicações são basicamente três, oficializadas em Assembleia no SINSERPU-JF no início de fevereiro: a jornada de 30 horas semanais, conforme prevê a Lei Federal 12.317/2010; o acompanhamento pela categoria da elaboração do novo Plano de Cargos do funcionalismo, e uma adequação da definição das atribuições do assistente social conforme a regulamentação da profissão. Essas demandas foram levadas ao secretário municipal de Recursos Humanos, Rogério Freitas, em reunião no dia 9 de fevereiro. Porém, após essa data não houve nenhum avanço, nem mesmo a anunciada marcação de um novo encontro.
Na última quarta-feira (12 de abril), as assistentes sociais se reuniram na sede do SINSERPU-JF (fotos) e divulgaram uma carta endereçada à prefeita Margarida Salomão (PT) – que inclusive votou favorável à Lei na época em que exercia o cargo de deputada federal. No documento, entregue a Chefe do Executivo pelo presidente do Sindicato Francisco “Chiquinho” Carlos da Silva nesta quinta-feira/13 de abril, elas citam o histórico da tentativa de adequação da jornada de trabalho do assistente social à Lei 12.317 (desde dezembro de 2018), reafirmam as características da profissão (com atuação em diversas áreas de políticas sociais), e pedem à prefeita a implementação do direito estabelecido na Legislação. “A garantia de melhores condições de trabalho, a partir da redução da jornada, está diretamente relacionada a melhor assistência à população. Não existe compromisso e cuidado à população sem compromisso e cuidado com o trabalhador que lhe presta assistência”, diz trecho da carta.
Além do apoio do SINSERPU-JF, as assistentes sociais contam com o suporte do CRESS (Conselho Regional de Serviço Social – seccional Juiz de Fora) e buscam respaldo também de agentes políticos e instituições de ensino do setor.
Em alinhamento com as comemorações do Julho das Pretas, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de [...]
Os diretores do SINSERPU-JF Tânia Maria de Assis (Formação Sindical) e Claudio Dias (Base), os conselheiros [...]
A 2ª vice-presidente do SINSERPU-JF, Lucilea Pereira, foi homenageada pela AMAC (Associação Municipal de Apoio Comunitário) [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!