Notícias


Riani Livro (2)
20/06/2022

SINSERPU-JF saúda resgate das memórias do lendário sindicalista Clodesmidt Riani

O SINSERPU-JF vem a público saudar mais uma iniciativa de resgate da história e das memórias do lendário sindicalista Clodesmidt Riani, desta vez com o lançamento do livro “Riani – As Botinas Tentaram Calar” (Parte 1 – 1920 -1964), do jornalista Anibal Pinto. A obra será lançada nesta quarta-feira (22 de junho), a partir das 19h30, na Câmara Municipal de Juiz de Fora – simultaneamente o Legislativo juiz-forano prestará uma homenagem ao centenário de vida de Riani.

Clodesmidt Riani nasceu em Rio Casca (MG), em 15 de outubro de 1920, e desde muito cedo (14 anos de idade precisamente, conta o livro) começou a defender a classe trabalhadora. Suas atividades em busca de justiça trabalhista e social lhe renderam muitas vitórias e a consciência sempre tranquila, mas também prisões – Riani foi uma das principais vítimas da Ditadura Militar instaurada no país a partir de 31 de março de 1964.

Para escrever o livro, Anibal Pinto, além da pesquisa documental, se valeu de relatos pessoais de Riani, principalmente em uma longa entrevista concedida ao próprio autor em 1996 – que deu origem ao “Dossiê Riani” (publicado, em dez domingos seguidos, no jornal Diário Regional, de Juiz de Fora).

Este primeiro volume tem o prefácio de Maria Thereza Goulart, ex-primeira-dama e viúva do ex-presidente João Goulart – com o qual Riani manteve uma longa amizade. “Esforço-me para aceitar que muitos brasileiros não acreditam no apagamento da história, no apagamento da nossa memória, mas não consigo e hoje posso dizer que não quero. No entanto, para fazer esses brasileiros entenderem que a verdadeira biografia do nosso Brasil não é essa contada pelos opressores, é preciso contá-la e recontá-la incessantemente”, escreve ela.


Outras notícias

26/04/2024
Nota de pesar

O SINSERPU-JF lamenta profundamente o falecimento de Renata Ribeiro Nogueira da Silva, professora da Creche Maria [...]

26/04/2024
SINSERPU-JF prestigia Semana da Enfermagem do COREN-MG em Juiz de Fora

Os diretores do SINSERPU-JF Deise Medeiros (presidenta), Denise Medeiros, Anderson Luiz Gonçalves “Andinho” e Adalberto de [...]

25/04/2024
Segunda parte da entrevista da presidenta do SINSERPU-JF é nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (26 de abril) a presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, volta ao Programa “Debates na [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!