Notícias


Retrospectiva julho 2021 1
28/12/2021

Breve Retrospectiva de 2021 VII, Julho – Começa a Campanha “O DEMLURB é Nosso!”

Em julho, o SINSERPU-JF já havia deixado clara sua posição contrária à ideia da Prefeitura de criar uma empresa (a Celurb) para substituir o DEMLURB. A questão foi fechada em reunião da diretoria no dia 19 (foto 2). Ato contínuo, um ofício foi enviado à Câmara (foto 3) pedindo aos vereadores que não votassem o Projeto. Paralelamente, o Sindicato se reuniu com parlamentares (na foto 4, presencial, com Laiz Perrut; na foto 5, virtual, com Cida Oliveira – ambas do PT), no intuito de pedir apoio à causa. E outro ofício foi remetido ao Executivo pedindo uma reunião em caráter de urgência com a prefeita Margarida Salomão (PT). A Campanha “O DEMLURB é Nosso!” foi lançada oficialmente no Ato contra o Governo Bolsonaro, no dia 24 (foto 6) e ganhou corpo na manifestação de esclarecimentos e protestos do dia 28 (foto 1). Neste mesmo dia, a Administração Municipal anunciou (foto 7) a suspensão da tramitação do Projeto na Câmara. E dois dias depois, em cerimônia na Prefeitura (foto 8), a prefeita Margarida Salomão criou um Grupo de Trabalho para discutir essa possível substituição do DEMLURB pela Celurb

Julho, no entanto, começou com  um fato triste e lamentável: a morte do servidor do DEMLURB, Selmar Luiz da Silva, que teve um infarto fulminante, no Centro de Apoio do Departamento (esquina da Avenida Brasil com a Rua Halfeld), quando se encaminhava para um possível segundo atendimento – o primeiro não aconteceu porque ele (acompanhado de um colega de trabalho e encaminhado pela chefia do DEMLURB) procurou a Regional Leste se queixando de dores no peito, e a unidade só está atendendo casos de coronavírus. O SINSERPU-JF não tratou o caso como uma simples fatalidade e se reuniu duas vezes (fotos 9 e 10) com a Administração para exigir apuração e explicações sobre as circunstâncias da morte. O Sindicato cobrou também uma política de acompanhamento médico dos servidores para evitar fatos como esse.

No primeiro sábado do mês, diretores do SINSERPU-JF voltaram às ruas para mais um ato de protesto contra o presidente Bolsonaro (foto 11). Manifestações também, no dia 13, contra as privatizações do Governo Federal, notadamente a dos Correios (foto 12)

A luta a favor do piso salarial da enfermagem também esteve presente em julho. No dia 13, a diretora de Saúde do SINSERPU-JF, Deise Medeiros (foto 13), ocupou a “Tribuna Livre” da Câmara Municipal de Juiz de Fora para divulgar a bandeira pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 2564. No dia 15, outros diretores (foto 14) participaram, também no Legislativo juiz-forano, de uma sessão que reuniu, em torno do assunto, dezenas de representantes de câmaras das regiões mineiras da Zona da Mata e Vertentes. Por fim, no dia 20, o SINSERPU-JF levou a questão ao debate na Câmara de Vereadores de São João Nepomuceno (foto 15), com a presença de parlamentares municipais também de Guarani, Coronel Pacheco, Descoberto e Astolfo Dutra (todas cidades da Zona da Mata mineira).

Retrospectiva julho 2021 2 Retrospectiva julho 2021 3 Retrospectiva julho 2021 4 Retrospectiva julho 2021 5 Retrospectiva julho 2021 6 Retrospectiva julho 2021 7 Retrospectiva julho 2021 8 Retrospectiva julho 2021 9 Retrospectiva julho 2021 10 Retrospectiva julho 2021 11Retrospectiva julho 2021 12 Retrospectiva julho 2021 13 Retrospectiva julho 2021 14 Retrospectiva julho 2021 15


Outras notícias

14/01/2022
Aprovada incorporação na aposentadoria de servidores do tempo exercido em cargo comissionado

Com o apoio do SINSERPU-JF, a Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, na sessão da [...]

13/01/2022
SINSERPU-JF participa em Ato em defesa do Hospital João Penido

Diretores do SINSERPU-JF participaram, na manhã desta quinta-feira (13 de janeiro), de um ato em defesa [...]

13/01/2022
Associação da Guarda Municipal e SINSERPU-JF comemoram regulamentação da jornada de trabalho da categoria

O Poder Executivo publicou, nesta quarta-feira (12 de janeiro), no Atos do Governo, a Portaria que [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!