Notícias


02/06/2021

SINSERPU-JF alerta que aposentadoria por alcoolismo tem que ser integral, não proporcional

O alcoolismo é uma alienação mental e, portanto, os acometidos têm direito à aposentadoria integral e não proporcional. Essa é a tese, vitoriosa, da assessora jurídica do SINSERPU-JF, Elisângela Márcia do Nascimento (foto), que recentemente ganhou uma ação, para um trabalhador da Prefeitura, fiscal de posturas municipais, que havia se aposentado com proventos proporcionais e teve sua situação revertida para a aposentadoria integral. “Infelizmente há muitos casos de servidores nessa situação irregular, que se aposentaram por invalidez em função do alcoolismo e não foram enquadrados pelo município da forma correta. O SINSERPU-JF se dispõe a entrar na Justiça por seus direitos. Basta procurar o Sindicato”, diz a advogada.

No caso em questão, o servidor se aposentou por invalidez, por ser alcoólatra. No pedido à Justiça, Elisângela Nascimento enquadrou o caso como “alienação mental”. A juíza de Direito Roberta Araujo de Carvalho Maciel, da primeira Vara da Fazenda Pública e Autarquias de Juiz de Fora, acatou a tese e na sentença determinou a conversão da aposentadoria por invalidez com proventos proporcionais para aposentadoria com proventos integrais, com pagamento das diferenças desde março de 2011 – data do afastamento.


Outras notícias

22/04/2024
Presidenta do SINSERPU-JF fala de planos e desafios, em entrevista nesta quinta-feira

A nova presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, é a convidada do Programa “Debates na Play”, da [...]

22/04/2024
SINSERPU-JF participa de encontro preparatório do Congresso Sindical da OAB-MG

O diretor de Legislação e Assuntos Jurídicos do SINSERPU-JF, Raphael de Oliveira, participou, nesta sexta-feira (19 [...]

19/04/2024
Imposto Sindical – Comunicado ao servidor

O Imposto Sindical foi extinto pela Reforma Trabalhista de 2017, mas, de certa forma, revivido pelo [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!