Notícias


Piso 3
28/04/2021

Projeto que fixa piso salarial para a enfermagem em tramitação no Senado – SINSERPU-JF apoia ideia semelhante em Minas

De autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES) tramita no Senado Federal um Projeto de Lei, número 2564/2020, que prevê um piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras da rede pública e privada, para uma jornada de 30 horas. O SINSERPU-JF apoia essa proposta assim como a ideia semelhante que circula em Minas, com a campanha “Piso Salarial para a Enfermagem Já!” lançada pelo COREN-MG (Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais) e encampada pelo sindicato juizforano desde o início, em setembro do ano passado.

Em Brasília, na semana passada, um grupo de senadores voltou a pedir ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, que coloque a proposta em votação assim que a relatora, Zenaide Maia (Pros-RN), concluir seu voto. “Vamos deixar o debate para o Plenário e ver quem são os senadores comprometidos com a causa. Porque é muito cômodo ir para o púlpito e dizer que são heróis que usam capas brancas. A realidade é que esses profissionais sentem fome; estão pagando com a vida em plena pandemia. Eles têm filhos e não podem sequer voltar para suas casas, pois não têm para onde ir. Estão sendo subjugados”, afirmou Fabiano Contarato.

Em Minas, o SINSERPU-JF participou de várias atividades sobre o tema (carreata, reuniões e recolhimento de assinaturas em favor da causa) e continuará ao lado dos profissionais de Saúde nessa justa reivindicação.

“Somos mais de 200 mil profissionais (divididos entre enfermeiros, técnicos e auxiliares) e temos enfrentado inúmeros desafios, antes e durante a pandemia – o maior deles, a falta de valorização – e somamos um terço da população atingida pelo novo coronavírus. Nossos direitos não incluem apenas o piso, mas também as tão sonhadas 30 horas”, ressaltou a diretora de Saúde do SINSERPU-JF, Deise da Silva Medeiros. “Além disso, é importante ressaltar que as entidades sindicais têm um papel importantíssimo nesse processo, uma vez que esses representam esta categoria e para tanto tem a responsabilidade em acompanhar e cobrar dos parlamentares um posicionamento definitivo sobre o tema”, completou a sindicalista.


Outras notícias

26/04/2024
SINSERPU-JF participa de Ato em defesa do IPSEMG

O SINSERPU-JF, através da presidenta Deise Medeiros e do primeiro vice-presidente Weber Rodrigues, participou, na manhã [...]

26/04/2024
Participação da presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, no Programa Debates na Play – Segunda parte

Clique no link abaixo e confira a participação da presidente do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, no programa [...]

26/04/2024
Nota de pesar

O SINSERPU-JF lamenta profundamente o falecimento de Renata Ribeiro Nogueira da Silva, professora da Creche Maria [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!