Notícias


14/10/2020

Vice-presidente do SINSERPU-JF presta homenagens ao centenário de Clodesmidt Riani

      Leia abaixo o artigo e veja o vídeo em homenagem e ao centenário de vida de Clodesmidt Riani, que se completa nesta quinta-feira (15 de outubro), escrito pelo vice-presidente do SINSERPU-JF (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora) Cosme Nogueira. Texto publicado originalmente no site da FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais) – entidade da qual Cosme Nogueira é presidente.

100 anos de Riani, uma vida dedicada à luta da classe trabalhadora

No próximo dia 15 de outubro, será comemorado o centenário de vida de Clodesmidt Riani, mineiro de Rio Casca, mas que fez de Juiz de Fora a sua cidade de referência na militância política e nela construiu a sua família.

Clodesmidt Riani é uma lenda viva do sindicalismo brasileiro e o seu nome é respeitado em todo o país, fruto do seu engajamento, da sua ética, de sua honestidade e do seu espírito nacionalista, que o faz ser o dono de uma biografia invejável. Riani passou por todas as etapas do movimento sindical, num cenário de grandes lideranças como Sinval Bambirra, Dazinho, Rafael Martinelli e muitos outros patriotas injustiçados.  Ele liderou várias entidades, como o Sindicato dos Eletricitários de Juiz de Fora, CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria) e CGT (Comando Geral dos Trabalhadores) e também ocupou a cadeira de deputado estadual em Minas Gerais. Seu pensamento nacionalista o aproximou do ex-presidente da República João Goulart e isso, somada à sua liderança nacional na luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora, fez com que ele fosse considerado uma grande ameaça para os reacionários que defendiam o golpe militar de 1964 –  tanto que não hesitaram em cassar os seus direitos políticos, determinando a sua prisão injusta e causando um período de profundo sofrimento para ele e sua família. No cárcere, Clodesmidt Riani foi torturado simplesmente por ser um homem de luta na defesa dos mais pobres.

Após o processo de redemocratização do país, Riani foi eleito novamente deputado estadual em Minas Gerais, ao mesmo tempo que concluiu o curso de direito.

Hoje, Clodesmidt Riani, viúvo, vive em Juiz de Fora na companhia da sua grande família. Recentemente esteve hospitalizado em decorrência da Covid-19, mas o velho guerreiro venceu mais uma batalha em sua vida e se recuperou da doença mostrando ser dono de uma vitalidade que pode ser considerada acima do normal.

Estamos vivendo momentos de dor e de profundas mudanças, predominando um sentimento de psicopatia, onde o discurso da intolerância e da repressão crescem diante da incapacidade de reação da sociedade brasileira, em defender o estado social e democrático de direito. O Brasil está sendo levado a viver um tempo de retrocessos, abrindo um horizonte nebuloso com terríveis consequências para o nosso povo, diante de um governo que ataca os pilares da democracia e retira direitos da classe trabalhadora em favor da pauta do mercado e das grandes corporações que sempre exploraram os brasileiros.

O exemplo de vida que Clodesmidt Riani estampa na comemoração dos seus 100 anos de vida deve servir de vacina para os patriotas que pensam um Brasil livre contra o pensamento entreguista daqueles que ainda defendem que o nosso país e o nosso povo continuem sendo explorados pela força do capital.

A FESERP-Minas e seus sindicatos filiados prestam uma justa homenagem a este mineiro patriota, injustiçado e perseguido pelas correntes reacionárias. A Federação já teve a honra de homenageá-lo em outra ocasião, dando o seu nome à sede da FESERP-MG em Belo Horizonte.

Viva Clodesmidt Riani! Viva o pensamento nacionalista! Viva a soberania nacional!

Cosme Nogueira

Presidente da FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais) e vice-presidente do SINSERPU-JF (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora)

 


Outras notícias

27/03/2024
Servidores decidem pela continuidade da greve  

Os servidores públicos municipais de Juiz de Fora continuarão em greve, conforme decidido em Assembleia realizada [...]

27/03/2024
Comunicado Horários – Semana Santa

O SINSERPU-JF informa que não abrirá nos dias 28 de março (quinta-feira/ponto facultativo) e 29 de [...]

26/03/2024
Greve continua – Nova Assembleia nesta quarta-feira, à tarde, antes da Audiência Pública na Câmara

Reunidos em Assembleia convocada pelo SINSERPU-JF, na manhã desta terça-feira (26 de março), os servidores públicos [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!