
Com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF), servidores do CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III) estenderam na unidade uma faixa que ao mesmo tempo que resume o estado de espírito dos trabalhadores é um pedido de socorro: “Saúde Mental: Reabilitando Usuários, Adoecendo Profissionais”. Os servidores estão no limite e pedem mudanças no sistema de trabalho. Segundo eles, ouvidos pelo Sindicato na tarde desta segunda-feira (17 de agosto), a demanda de atendimento é muito grande, há uma sobrecarga de atividades que gera um alto nível de stress e riscos. O resultado é que nos últimos dois anos nada menos que 24 profissionais adoeceram (e foram afastadas) ou pediram transferência da unidade. As que ficaram não querem seguir o mesmo caminho e reivindicam à Secretaria Municipal de Saúde algo simples, que pode ser a solução: trabalhar no sistema de plantonista, no regime de 12 por 36 horas.
Os argumentos para essa reivindicação são fortes: em regime de plantão forma-se uma equipe multiprofissional (com psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais), que, por definição da própria criação dos CAPS, é o sistema ideal. Do jeito que funciona hoje nem sempre, nas 24 horas diárias de funcionamento da unidade, é possível encontrar os quatro tipos de profissionais.
A diretora de Saúde do SINSERPU-JF, Deise da Silva Medeiros, participou do protesto silencioso desta segunda-feira e colocou o Sindicato à disposição das servidoras. “Já solicitamos ao secretário municipal de Saúde uma reunião e vamos entregar a ele um documento, elaborado pelos servidores com as reivindicações do setor. Entendemos que esse sistema de plantão reivindicado trará benefícios para todos, os trabalhadores, os usuários e o próprio sistema. É nítido o desgaste de todos com o modelo atual”, avaliou a sindicalista.

Informamos que, a partir de julho de 2026, o expediente do SINSERPU-JF às sextas-feiras sofrerá um [...]
Convocados pelo SINSERPU-JF, os trabalhadores da limpeza urbana de Juiz de Fora paralisaram suas atividades, na [...]
O vice-presidente do SINSERPU-JF, Weber Wagner, gravou um vídeo nesta segunda-feira, dia 22 de junho, para [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!