SINSERPU-JF solicita sessão extraordinária para derrubar veto ao reajuste do vale-alimentação
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) protocolou nesta segunda, dia 4 de maio, um ofício endereçado ao presidente da Câmara Municipal, vereador José Márcio “Garotinho”, solicitando a convocação de Sessão Extraordinária para deliberar sobre a quebra do veto parcial do Poder Executivo à Lei Complementar nº 295/2026. O dispositivo vetado trata do reajuste do vale/ticket alimentação para os servidores municipais, benefício que foi amplamente negociado durante a Campanha Salarial 2026 e aprovado em assembleia da categoria realizada no dia 16 de abril de 2026.
O SINSERPU-JF ressalta que a proposta de reajuste foi incorporada pelo próprio Poder Executivo ao Projeto de Lei Complementar encaminhado à Câmara (Mensagem nº 4730/2026). Durante a tramitação, o Legislativo aprovou emenda parlamentar que estendia o benefício de R$ 600 a todos os servidores, independentemente do nível remuneratório, com pagamento retroativo das diferenças. No entanto, ao sancionar a lei, a prefeita vetou integralmente o art. 6º e o parágrafo único do art. 7º, alegando inconstitucionalidade formal por ausência de estimativa de impacto orçamentário. O SINSERPU-JF rebate essa justificativa, pois a despesa já constava da mensagem original do Executivo e que o veto desconsidera o acordo firmado na campanha salarial e as emendas do Legislativo.
Diante da urgência da medida, uma vez que as diferenças relativas aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2026 já estavam previstas para pagamento escalonado no projeto original, o SINSERPU-JF requer a inclusão na pauta da sessão extraordinária da análise do veto, com vistas à restauração integral do reajuste a todos os servidores municipais. O Sindicato reforça que a alegação de ausência de impacto orçamentário não pode servir como um impedimento, cabendo ao Legislativo, no exercício de sua competência, rever e suprir eventuais insuficiências de estimativa, inclusive mediante suplementação orçamentária. O SINSERPU-JF segue mobilizado e aguarda a sensibilidade do presidente da Câmara e dos demais vereadores para a apreciação oportuna do tema, evitando, assim, prejuízos consolidados à categoria.


Confira o
Texto-301958 com o parecer do orçamento assinado na Câmara, que atesta que a despesa já constava da mensagem original do Executivo.