Foi um evento pré-carnavalesco como há muito não se via, o da noite desta quinta-feira (29 de janeiro) na Toca da Raposa, no Ladeira – onde o Bloco do Servidor lançou oficialmente o samba do desfile do dia 6 de fevereiro.
Para além do “compromisso” oficial e a manutenção da tradição, o evento teve um ar de grande expectativa pela chegada do período que se convencionou chamar de “Reinado de Momo”.
Para esse clima de festa, noite agradável e pós-chuva, tudo contribuiu:
1) As presenças das Rainhas da Bateria do Bloco do Servidor Gracinda Ribeiro e Mirella Lopes, dos casais de mestre-sala e porta-bandeira, Aloisio Batista “Beija-flor” e Beth Siqueira, Bia Costa e João Lucas – e dos diretores do Sindicato Deise Medeiros, Lucilea Pereira, Adenilson Reginaldo “Zé Neguinho”, Alexandre Crepaldi “Chaves”, Tânia de Assis, Alexandre Pereira e Weber Wagner;
2) O ritmo dos sambistas Lupércio, Coxinha e Alex Ferreira “Black”, e do músico Felipe Ferriero;
3) O prestígio da Associação das Entidades Carnavalescas de Juiz de Fora e Região (AESBLOC), que toda quinta-feira, na Toca, sedia o “Buteco do Pintinho” – hoje também presentes os blocos “do Beco”, “Tô no Vermelho”, “Pagodão” e “Pintinho de Ouro”.
O samba do Bloco do Servidor, agora lançado “para valer”, traz o alerta de que o “O Jabuti é Sempre Outro” – referência ao animal que na linguagem política, principalmente de Brasília, é aquele que invariavelmente é colocado, nos projetos e nos discursos, como um empecilho aos anseios da classe trabalhadora.
De autoria de Lupércio, o samba lamenta a precarização das condições de trabalho na PJF, o sucateamento do PAS-JF (o Plano de Saúde do funcionalismo), as ameaças da terceirização e de projetos como a PEC 38 (da Reforma Administrativa), que prejudica não só os trabalhadores, mas o próprio conceito do serviço público no país.
O desfile do Bloco do Servidor, não custa lembrar, é no dia 6 de fevereiro (sexta-feira), com concentração, a partir das 17h, no Parque Halfeld.
Para fazer parte, adquira o Abadá, por apenas R$ 25, na Sede do SINSERPU-JF (Rua São Sebastião, 780, Centro), que funciona das 8h às 18h – Servidores sindicalizados poderão optar pelo desconto em folha, desde que tenham margem disponível.
Foi um evento pré-carnavalesco como há muito não se via, o da noite desta quinta-feira (29 [...]
O SINSERPU-JF lança o Previdenciômetro – um painel criado para monitorar os gastos realizados com o [...]
Depois de um longo caminho, de aprendizado e troca de ideias, chega ao fim neste sábado [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!