Notícias


Violencia UBS 15.12 (2)
15/12/2025

SINSERPU-JF cobra medidas urgentes da PJF e alerta para esgotamento dos trabalhadores

Juiz de Fora registrou, na tarde deste sábado (13), mais um caso grave de violência contra profissionais da saúde pública municipal. Uma técnica de enfermagem foi agredida na Regional Leste, marcando o terceiro episódio do tipo em apenas uma semana, um cenário classificado pelo SINSERPU-JF como “assustador e inaceitável”.

A sequência de violências começou na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Teixeiras. Enquanto realizava o trabalho de triagem, uma enfermeira foi inicialmente agredida verbalmente por uma paciente, que em seguida partiu para a agressão física. A Guarda Municipal, acionada para conter a situação, também teve integrantes agredidos pela mesma mulher.

Já na quarta-feira, a UBS do Ipiranga registrou outro ataque. Uma usuária, de 28 anos, agrediu uma enfermeira que a orientou a levar a mãe para outra unidade de saúde para receber o atendimento adequado. A reação violenta foi desencadeada após uma simples orientação profissional.

Com o ocorrido deste sábado na Regional Leste, fica evidente a escalada de um problema que coloca em risco a integridade física e mental dos servidores. O diretor de Saúde do SINSERPU-JF, Anderson Luís Gonçalves “Andinho”, denuncia a gravidade da situação.

“São inúmeras agressões, um cenário muito preocupante, que estamos tentando solucionar com a Prefeitura para evitar o pior. Os profissionais de saúde estão trabalhando sob estresse constante, alguns com quadro de depressão, por conta dessa grave situação de insegurança. O SINSERPU-JF não irá se calar. Faremos todas as denúncias e cobranças necessárias para dar um basta a essa situação”, afirmou Andinho.

O sindicato reforça que a violência não é e nem pode ser considerada parte da rotina de trabalho. A continuidade desses episódios desgasta a equipe, compromete o atendimento à população e afasta cada vez mais profissionais, já sobrecarregados.

O SINSERPU-JF está mobilizado e anuncia que intensificará as pressões por medidas concretas, que vão desde a ampliação da segurança física nas unidades, com a presença efetiva de seguranças treinados, até campanhas de conscientização da população e suporte psicológico permanente aos servidores. A entidade conclama o poder público a agir antes que uma tragédia maior ocorra.

A segurança dos servidores é uma condição básica para a manutenção de um serviço público de saúde de qualidade. O SINSERPU-JF seguirá na luta para garantir esse direito.


Outras notícias

31/01/2026
SINSERPU-JF concede mais um selo “Jabuti de Qualidade” – desta vez à EMPAV

Depois de inaugurar a série de concessões do selo “Jabuti de Qualidade”, com a Administração Municipal [...]

30/01/2026
Nota de pesar

O SINSERPU-JF comunica, e lamenta profundamente, o falecimento de Cláudio de Souza, sogro do diretor de [...]

30/01/2026
Bloco do Servidor lança oficialmente o samba do desfile do dia seis

  Foi um evento pré-carnavalesco como há muito não se via, o da noite desta quinta-feira (29 [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!