Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo SINSERPU-JF, na noite desta quarta-feira (12 de novembro), os funcionários da AMAC construíram e aprovaram, por unanimidade, uma pauta de reivindicações que servirá de base nas discussões do acordo coletivo de 2026. No documento constam, como demandas principais, a recomposição salarial pelo IPCA do período, e a discussão de um índice de ganho real (com a observância dos chamamentos públicos vencidos pela AMAC – com as respectivas distribuições de repasses, “que seriam aplicados diretamente no salário de todos os trabalhadores”), e a aplicação da média do piso salarial de acordo com a Secretaria de Educação e as creches parceiras (garantindo equiparação e valorização dos profissionais).
A questão do adicional de insalubridade também foi bastante discutida na Assembleia, com pedido de 40% para os auxiliares de serviços gerais de creches e curumins (com base no anexo 14 da NR/Norma Regulamentadora 15, que reconhece o direito para quem realiza limpeza e coleta de lixo em locais de grande circulação, como creches e escolas), e de reconhecimento do direito ao adicional de insalubridade para cozinheiras de creches e curumins (conforme prevê o Anexo III da mesma NR, que considera insalubres níveis de temperatura acima do ideal e exposição frequente a produtos químicos usados na cozinha) – em ambos os casos, extensivo ao pessoal que trabalha na Modalidade de Acolhimento Integral 24 horas (Vivendas do Presente), na sede, e com possibilidade de análise para as demais unidades.
A Pauta aprovada tem outros seis itens. Entre eles, a contratação de professores eventuais (para cobertura de ausências) e de cozinheiras para atendimento às unidades dos Curumins e no Vivendas, e a preocupação com a saúde mental, afastando a possibilidade de assédio moral e sobrecarga no trabalho.
“O documento aprovado será agora levado à Mesa de Negociações com a diretoria da AMAC. Vamos acompanhar os convênios firmados pela Associação, os contratos com a Prefeitura e buscar um ganho real nos salários dos trabalhadores”, afirmou a presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros. A vice-presidente do Sindicato, Lucilea Pereira, professora de Creche, observou que as conquistas do Acordo Coletivo deste ano serão mantidas, e que os itens da Pauta aprovados hoje são os acréscimos propostos.
Os presentes à Assembleia desta quarta-feira autorizaram o SINSERPU-JF a “convocar Assembleias sempre que achar necessária a consulta geral” – dessa forma, os funcionários da AMAC estão, oficialmente, em “estado de Assembleia Permanente”.
Depois de inaugurar a série de concessões do selo “Jabuti de Qualidade”, com a Administração Municipal [...]
O SINSERPU-JF comunica, e lamenta profundamente, o falecimento de Cláudio de Souza, sogro do diretor de [...]
Foi um evento pré-carnavalesco como há muito não se via, o da noite desta quinta-feira (29 [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!