Notícias


WhatsApp Image 2025 11 10 at 15.02.43
10/11/2025

CRB usa o Teatro do Oprimido para abordar Patriarcado, Racismo e Capitalismo no Brasil

O Teatro do Oprimido, conhecido método teatral e pedagógico criado pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal que consiste em incentivar a participação ativa e o protagonismo em vez da mera assistência, foi usado por Thamiris Ribeiro no sexto Módulo do CRB/Curso de Realidade Brasileira, que versou sobre Patriarcado, Racismo e Capitalismo no Brasil. “Na compreensão dos problemas brasileiros é necessário que o indivíduo, com sua voz e memória, ocupe espaços que comumente não são destinados a ele”, resumiu a psicóloga, doutoranda e mestra em Psicologia pela UFJF e integrante do Coletivo MARGEM (Mulheres Afrocentradas em Movimento).

O SINSERPU-JF, apoiador de primeira hora do Curso, foi representado pelo diretor de base Claudio Dias, que destacou, no contexto das discussões do Módulo, as manifestações de uma semana de lutas: o protesto contra a PEC do “Cala a Boca” (do Governo Zema); o repúdio à ação policial que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro, e as manifestações contra a Reforma Administrativa (como a protagonizada pelo SINSERPU-JF, no último dia 29)

O próximo Módulo do CRB, sobre ‘Trabalho e Movimento Sindical”, será realizado nas dependências do SINSERPU-JF, nos dias 28 e 29 de novembro.


Outras notícias

20/03/2026
Série Especial “A Cidade Invisível”, Episódio 5: O Preço da Omissão e o Caminho da Reconstrução

A tragédia de 23 de fevereiro de 2026 não é um ponto final. É um ponto [...]

20/03/2026
Análise da Legislação sobre o PAS-JF – Parte 4

No quarto e último vídeo sobre a Legislação que rege o PAS-JF, o vice-presidente do SINSERPU-JF, [...]

19/03/2026
Série Especial “A Cidade Invisível”, Episódio 4: Os Números da Vergonha – 15 mil famílias esperando

Enquanto o discurso oficial sempre tentou vender a imagem de uma cidade moderna e desenvolvida, os [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!