O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF), por meio de seu diretor de Comunicação e Cultura, Irlan Pereira, lamenta profundamente o falecimento da professora, radialista e líder comunitária Adenilde Petrina Bispo, aos 73 anos, ocorrido nesta quinta-feira (30).
Uma referência incontestável no movimento negro e na luta por direitos sociais em Juiz de Fora, Adenilde Petrina deixa um legado de incansável dedicação à educação e à cultura. Sua trajetória de vida foi marcada por conquistas e pioneirismos. Foi a idealizadora e força motriz do Coletivo Vozes da Rua, onde desenvolveu um trabalho fundamental de formação e informação para a juventude da periferia, difundindo a cultura negra e promovendo cidadania. Foi a primeira de sua família a ingressar no ensino superior, formando-se em Filosofia pela UFJF. Atuou por décadas como professora da rede municipal e, por dez anos, levou à Rádio Comunitária ‘Mega’ discussões essenciais sobre saúde, saneamento e educação. Em reconhecimento à sua vasta contribuição, recebeu o título de Doutora Honoris Causa em 2017.
Neste momento de dor e saudade, o SINSERPU-JF se solidariza com familiares, amigos, admiradores e com toda a comunidade que teve sua vida tocada pela força e generosidade de Dona Adenilde. Sua memória seguirá como fonte de inspiração para a nossa luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
O velório de Adenilde Petrina ocorre nesta quinta-feira (30), a partir das 15h, na Capela 2 do Cemitério Parque da Saudade. O sepultamento está previsto para sexta-feira (31), às 9h.
Em uma vitória histórica para os trabalhadores e trabalhadoras que mantêm as cidades limpas, a Comissão [...]
Reportagem da TV Alterosa/SBT sobre a crise no PAS-JF – Com a participação da presidenta do [...]
O Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF, criado em junho de 2024, fez, na tarde desta quarta-feira [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!