Notícias


Adenilde2
30/10/2025

SINSERPU-JF lamenta o falecimento da professora Adenilde Petrina

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF), por meio de seu diretor de Comunicação e Cultura, Irlan Pereira, lamenta profundamente o falecimento da professora, radialista e líder comunitária Adenilde Petrina Bispo, aos 73 anos, ocorrido nesta quinta-feira (30).

Uma referência incontestável no movimento negro e na luta por direitos sociais em Juiz de Fora, Adenilde Petrina deixa um legado de incansável dedicação à educação e à cultura. Sua trajetória de vida foi marcada por conquistas e pioneirismos. Foi a idealizadora e força motriz do Coletivo Vozes da Rua, onde desenvolveu um trabalho fundamental de formação e informação para a juventude da periferia, difundindo a cultura negra e promovendo cidadania. Foi a primeira de sua família a ingressar no ensino superior, formando-se em Filosofia pela UFJF. Atuou por décadas como professora da rede municipal e, por dez anos, levou à Rádio Comunitária ‘Mega’ discussões essenciais sobre saúde, saneamento e educação. Em reconhecimento à sua vasta contribuição, recebeu o título de Doutora Honoris Causa em 2017.

Neste momento de dor e saudade, o SINSERPU-JF se solidariza com familiares, amigos, admiradores e com toda a comunidade que teve sua vida tocada pela força e generosidade de Dona Adenilde. Sua memória seguirá como fonte de inspiração para a nossa luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

O velório de Adenilde Petrina ocorre nesta quinta-feira (30), a partir das 15h, na Capela 2 do Cemitério Parque da Saudade. O sepultamento está previsto para sexta-feira (31), às 9h.


Outras notícias

20/03/2026
Série Especial “A Cidade Invisível”, Episódio 5: O Preço da Omissão e o Caminho da Reconstrução

A tragédia de 23 de fevereiro de 2026 não é um ponto final. É um ponto [...]

20/03/2026
Análise da Legislação sobre o PAS-JF – Parte 4

No quarto e último vídeo sobre a Legislação que rege o PAS-JF, o vice-presidente do SINSERPU-JF, [...]

19/03/2026
Série Especial “A Cidade Invisível”, Episódio 4: Os Números da Vergonha – 15 mil famílias esperando

Enquanto o discurso oficial sempre tentou vender a imagem de uma cidade moderna e desenvolvida, os [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!