SINSERPU-JF marca presença em Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho
As diretoras do SINSERPU-JF, Denise Medeiros (Administrativo) e Tânia Assis (Formação Sindical), participam, nesta terça-feira (21), do IX Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pelo SESI DR/MG. O evento, que acontece no auditório da FIEMG Regional Zona da Mata, é um dos principais fóruns da região para a troca de experiências e a divulgação de melhores práticas na proteção da saúde e da integridade física dos trabalhadores e trabalhadoras.
Com o tema “A Prevenção e Gerenciamento de Riscos como Estratégia para Aumentar a Produtividade e Bem-Estar nas Indústrias”, o seminário reúne especialistas para compartilhar conhecimentos, tendências e soluções que fortalecem a gestão de SST (Saúde e Segurança do Trabalho), visando ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e, consequentemente, mais produtivos.
A programação é ampla e inclui palestras e painéis que abordam desde os desafios da saúde mental no ambiente laboral até inovações em ergonomia. O Dr. Fernando Akio Mariya foi convidado para falar sobre os fatores de riscos psicossociais e seus impactos para as indústrias. Na parte da tarde, Tiago Ferreira conduz o painel “Gestão de Terceiros em Saúde e Segurança do Trabalho”. No encerramento da programação, Carla Siqueira e Claudio Rutz apresentam as conexões entre Lean Manufacturing, Inovação em Ergonomia, Segurança e Qualidade de Vida.
Além das palestras, o evento conta com a apresentação de cases práticos do SESI MG e stands temáticos, proporcionando uma visão aplicada das discussões.
Compromisso com o trabalhador e a trabalhadora
A participação do SINSERPU-JF no seminário reforça o compromisso do sindicato em se manter atualizado sobre as principais discussões que afetam o mundo do trabalho. “Eventos como este são fundamentais para adquirirmos novos conhecimentos e levarmos para nossa base as melhores práticas e inovações em segurança e saúde. A defesa de um ambiente de trabalho digno e seguro é uma das nossas bandeiras mais importantes”, destacou a diretora Denise Medeiros.
A diretora de Formação Sindical, Tânia Assis, complementou: “Trazer esse aprendizado para nossos associados é essencial. A saúde mental e a ergonomia, temas amplamente debatidos hoje, são pilares para a qualidade de vida do servidor público, e estamos atentas a isso”.
Pesquisa sobre Saúde Mental e Condições de Trabalho
A busca por melhorias que impactem positivamente a vida de todos os servidores públicos municipais de Juiz de Fora é uma preocupação constante do SINSERPU-JF. Por isso, desde o início de outubro, o sindicato está realizando um levantamento sobre saúde mental e condições de trabalho.
O formulário é destinado a todos os servidores da administração direta, indireta, DEMLURB, EMPAV e AMAC, e busca compreender de que maneira a organização do trabalho impacta a vida e a saúde do funcionalismo público municipal.
A pesquisa está disponível para preenchimento até o dia 31 de outubro. A participação de cada servidor é fundamental para a construção de um plano de ação que vise mudanças no ambiente de trabalho e a prevenção de adoecimentos.