A presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, embarcou nesta terça-feira (21) para Brasília, onde participa da Plenária Nacional Sindical em Defesa da Carreira Única Interfederativa do SUS. O evento, promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais do DF, reúne entidades de todo o país em um esforço conjunto para consolidar a proposta de um plano de cargos e salários unificado para todos os trabalhadores do Sistema Único de Saúde, independentemente de seu vínculo federativo.
Além dos órgãos de gestão presentes na plenária, a Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS) conta com a participação de representantes do governo e prestadores de serviço. Ao todo, 28 representações têm assento à Mesa. Entre os órgãos governamentais que integram as discussões, estão o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) que representa os gestores estaduais de saúde; o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que representa os gestores municipais de saúde e o próprio Ministério da Saúde.
A programação do evento inclui um seminário para debater a conjuntura das negociações nacionais, a perspectiva do controle social sobre a carreira e a apresentação detalhada da proposta que está em discussão. Segundo a presidenta do SINSERPU-JF, a proposta em debate é a criação de um fundo único para custeio da carreira única, tendo em vista a qualidade de aplicação do recurso.
Um ponto central da discussão é: quem são os trabalhadores do SUS? A definição abrange todos os que trabalham na saúde. Quanto à estrutura salarial, as premissas defendidas são:
Deise Medeiros apontou que não tem sido possível avançar porque não se consegue pactuar uma proposta de protocolo sem o Conass e o Conasems, e também sem o consenso dos profissionais. Ela reforçou que a luta envolve um movimento de garantia do serviço público, não apenas salário, mas também o combate à terceirização e à precarização.
Paralelamente ao seminário, a agenda prevê incidências políticas no Congresso Nacional, com visitas a gabinetes parlamentares e ações de panfletagem para pressionar pelos avanços necessários na valorização dos profissionais da saúde pública.
Além do SINSERPU-JF, a mobilização conta com a adesão maciça de dezenas de entidades nacionais, como a CONFETAM, a CNTS, a CONDSEF, a FENAFAR, a FENAM e a UNASUS SINDICAL, entre outras. O SINSERPU-JF reforça seu compromisso com esta pauta fundamental e convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras da saúde a se unirem nesta luta por uma carreira única, pública e fortalecida, essencial para a qualidade e a sustentabilidade do SUS. “A defesa da carreira única fortalece o SUS; se defendemos o SUS, precisamos também defender a carreira única”, ressaltou Deise Medeiros.
Em uma vitória histórica para os trabalhadores e trabalhadoras que mantêm as cidades limpas, a Comissão [...]
Reportagem da TV Alterosa/SBT sobre a crise no PAS-JF – Com a participação da presidenta do [...]
O Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF, criado em junho de 2024, fez, na tarde desta quarta-feira [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!