Diretores do SINSERPU-JF participam do Encontro Regional de Cipeiros
Diretores do SINSERPU-JF participaram, nesta terça-feira (14), do Encontro Regional de Cipeiros, realizado no Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora. Promovido pela FUNDACENTRO, o evento contou com a presença de Adenilson Reginaldo “Zé Neguinho” (Diretor Social, Raça e Gênero) e Tania Maria de Assis Machado (Diretora de Formação Sindical), além dos servidores municipais Gisele Ferreira, técnica de segurança do trabalho, e Heliomar dos Santos Rodrigues, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do HPS. A presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros também esteve presente na abertura.
O encontro reuniu representantes de centrais sindicais e do Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador para debater o papel fundamental das CIPAs na defesa da Saúde e Segurança do Trabalhador . Foram abordados temas críticos, como os alarmantes índices de afastamento por doenças mentais e os recentes ataques aos direitos trabalhistas e ao movimento sindical.
A programação incluiu a realização de Grupos de Trabalho e uma Plenária Final, com a eleição de delegados que representarão a região no Encontro Estadual de Cipeiros. Desde setembro, várias cidades de Minas Gerais vêm sediando encontros regionais, e as discussões terão seus resultados consolidados na etapa estadual.
Preocupação com a precarização e a saúde mental
A preocupação dos diretores do SINSERPU-JF é com o avanço da precarização das relações de trabalho. Na avaliação do diretor Adenilson, a CIPA precisa atuar mais ativamente pelo bem-estar integral do servidor, inclusive na saúde mental, para identificar situações de assédio e esgotamento que muitas vezes passam despercebidas.
A diretora Tania defende a unificação das forças sindicais. “Os empresários já se organizam para retirar direitos dos trabalhadores. Está programada uma conferência para o dia 5 de novembro, aqui em Juiz de Fora, justamente para tratar desses assuntos. A participação dos sindicatos é fundamental”, salienta.
Formulário para avaliar condições de trabalho na PJF
Diante desse contexto, o SINSERPU-JF reafirma seu compromisso com a segurança e a saúde mental do servidor municipal. Para mapear a realidade vivenciada pelos trabalhadores da PJF – que frequentemente enfrentam sobrecarga, falta de estrutura e pressão psicológica –, o sindicato disponibiliza um formulário online.
A participação de todos é crucial para construir um ambiente de trabalho mais digno e saudável. Servidores e servidoras podem contribuir acessando o link abaixo até o dia 31 de outubro: