Notícias


Vale transporte site
08/10/2025

SINSERPU-JF pede posicionamento da PJF sobre concessão de vale transporte em pecúnia aos servidores – Promulgada pela Câmara após veto do Executivo

O SINSERPU-JF pediu à Prefeitura de Juiz de Fora um posicionamento oficial sobre o impasse entre os poderes Executivo e Legislativo do município em um tema de interesse do funcionalismo: a concessão do vale-transporte em dinheiro.
Projeto de Lei neste sentido, de autoria dos vereadores André Mariano e Sargento Mello Casal, foi aprovado na Câmara em junho, “AUTORIZANDO o Poder Público a conceder vale-transporte em pecúnia aos servidores estatutários, empregados públicos e detentores de cargos comissionados da Administração Direta e Indireta do Município de Juiz de Fora”.
Porém, em julho, a prefeita Margarida Salomão vetou integralmente a proposição, alegando “inconstitucionalidade formal” e citando, entre as razões do veto, o Decreto Federal nº 10.854/2021, que em seu art. 110 diz “É vedado ao empregador substituir o vale-transporte por antecipação em dinheiro ou qualquer outra forma de pagamento”.
De volta à Câmara, como é de praxe, o veto foi derrubado, em 29 de setembro – E como é previsto em casos assim, o Poder Legislativo promulgou, na segunda-feira (6 de outubro), a Lei, que leva o número 15.204.
Diante disso, o SINSERPU-JF questiona à PJF: 1) Se a Prefeitura pretende acolher e aplicar a referida lei; 2) Caso não seja acolhida, quais os fundamentos legais e administrativos que embasam a decisão do Executivo; 3) Se há previsão de regulamentação, nos termos do artigo 4º da lei, e qual o prazo estimado para tal medida.
No ofício, a presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, reforça que “as informações pedidas são de grande relevância para a categoria, tendo em vista o impacto direto sobre o benefício do vale-transporte e o direito de opção assegurado aos servidores municipais”.
Conheça a Lei promulgada: 15.204

Outras notícias

14/07/2026
Funcionários da AMAC aprovam acordo coletivo, com reajuste salarial de até 15%

Ainda sob o impacto da histórica manifestação de junho (motivo de um vídeo-homenagem exibido na Assembleia [...]

14/07/2026
SINSERPU-JF participa de Seminário de preparação sindical para proteção dos trabalhadores em caso de catástrofes

A diretora administrativa do SINSERPU-JF, Denise Medeiros, está a caminho de Porto Alegre (RS) para um [...]

13/07/2026
Direção do SINSERPU-JF retorna ao setor de varrição do DEMLURB na Avenida Brasil para conversar com as equipes da manhã

ATENÇÃO, TRABALHADORES DA VARRIÇÃO DA AVENIDA BRASIL!Na quarta-feira, dia 15 de julho, às 7h, [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!