O 4º Módulo do CRB/Curso de Realidade Brasileira, realizado neste final de semana (sexta-feira e sábado/3 e 4 de outubro), foi marcado por uma visão aguçada da questão mineral no país e denúncias bem fundamentadas sobre a falácia do desenvolvimento sustentável: tese defendida por muitos para “compatibilizar” crescimento econômico com proteção ambiental, quando a necessidade real é “a reestruturação do modo de produção”; e a chantagem social das mineradoras: quando as responsáveis pelos crimes – no CRB não se diz que foram acidentes – de Mariana (morte de 19 pessoas e contaminação do Rio Doce) e Brumadinho (272 vidas perdidas) pedem, candidamente, apoio para continuar as atividades alegando que, afinal, geram milhares de empregos diretos e indiretos e investem em projetos culturais e esportivos para a comunidade.
Também foi citada, e refutada, a voracidade do capitalismo na exploração mineral – que existe no Brasil há 300 anos, mas que ganha cada vez mais intensidade à medida que minerais imprescindíveis à “vida moderna” são descobertos. “O capitalismo é voraz e cada vez menos pensa em prevenção. Aliás, não é exagero dizer que o capitalismo ‘compra’ a falta de prevenção. Ficamos então sem proteção, à mercê dos acontecimentos”, observou o diretor de Base do SINSERPU-JF, Claudio Dias – que além de aluno ajuda na coordenação do Curso. .
Este 4º Módulo do CRB, com cartilhas elaboradas pelo MAM/Movimento pela Soberania Popular na Mineração e o lema “Lutar pelo Território, Controlar o Subsolo”, contou com as presenças da professora da UFJF Angélica Cosenza, do militante do MAM Luiz Otávio (na sexta-feira) e do agrônomo e mestre Ciências Sociais Marcelo Barbosa (no sábado)
Em uma vitória histórica para os trabalhadores e trabalhadoras que mantêm as cidades limpas, a Comissão [...]
Reportagem da TV Alterosa/SBT sobre a crise no PAS-JF – Com a participação da presidenta do [...]
O Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF, criado em junho de 2024, fez, na tarde desta quarta-feira [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!