Notícias


Inshot 20251004 201117517
04/10/2025

Vice-presidente do SINSERPU-JF destaca participação de ex-corregedor da GM de Juiz de Fora em curso nacional de Policiamento Comunitário

Uma capacitação promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, conta com a participação do ex-corregedor da Guarda Municipal de Juiz de Fora, André Moreira Campos. Ele ministrará aulas para a a 1ª turma do Curso de Policiamento Comunitário, que ocorre em Curitiba (PR) e inclui em sua grade o tema “Noções de Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos”.

André Moreira Campos, que deixou a Corregedoria da GM local no mês passado após cumprir o período legal de quatro anos na função, ressaltou o significado da capacitação. “Este curso representa um avanço imensurável, tanto para as Guardas Municipais quanto para a promoção de uma cultura de paz em nossa sociedade. Para uma resolução pacífica de conflitos com êxito, é fundamental ter em mente essa cultura de paz, que é a essência de toda segurança”, afirmou Campos.

Ele ainda destacou a importância de “valores como a dignidade da pessoa humana, a comunicação não violenta e a justiça restaurativa” como pilares para reduzir a reincidência de infrações e promover a pacificação social. “Outro ponto alto é a satisfação das partes envolvidas com o resultado, e isso é essencial para chegarmos a uma pacificação social”, completou.

Para Weber Wagner, vice-presidente do SINSERPU-JF, a iniciativa do governo federal é um marco para a valorização da Guarda Municipal como força de segurança pública nos municípios. “Esta é uma iniciativa importante porque sai do paradigma do treinamento tradicionalmente oferecido pela Polícia Militar, que é mais militarizado, e passa a focar em uma política de segurança urbana mais cidadã e comunitária. É muito positivo que a Guarda Municipal de Juiz de Fora acesse este curso de mediação pacífica de conflitos. É também uma oportunidade para a troca de experiências”, destacou Weber.

Valorização

O curso na capital do Paraná ocorre alguns meses depois do reconhecimento institucional do papel das guardas municipais por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu que é constitucional a atuação dessas corporações em ações de segurança urbana, incluindo o policiamento ostensivo comunitário. A decisão do STF reforça o papel fundamental das guardas municipais no Sistema de Segurança Pública, com ênfase em uma atuação cidadã. “A expectativa é que a participação de representantes de Juiz de Fora em cursos de alto nível como este contribua para a contínua qualificação dos serviços de segurança pública prestados à população”, observou Weber.


Outras notícias

04/12/2025
SINSERPU-JF celebra conquista histórica: CCJ aprova regulamentação da profissão de trabalhador da limpeza urbana

Em uma vitória histórica para os trabalhadores e trabalhadoras que mantêm as cidades limpas, a Comissão [...]

03/12/2025
Reportagem da TV Alterosa/SBT sobre a crise no PAS-JF – Com a participação da presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros

Reportagem da TV Alterosa/SBT sobre a crise no PAS-JF – Com a participação da presidenta do [...]

03/12/2025
Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF faz a última reunião do ano

O Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF, criado em junho de 2024, fez, na tarde desta quarta-feira [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!