Notícias


Inshot 20251002 103457316
02/10/2025

SINSERPU-JF lança pesquisa inédita sobre saúde mental e condições de trabalho dos servidores municipais

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) está convocando todos os servidores da administração direta, indireta, DEMLURB, EMPAV e AMAC para participarem de uma pesquisa fundamental sobre saúde mental e condições de trabalho. A iniciativa visa compreender de que maneira a organização do trabalho impacta a vida e a saúde do funcionalismo público municipal.

O objetivo central da pesquisa é produzir um levantamento dos fatores de risco e de proteção à saúde mental no serviço público. Os dados,sigilosos e anônimos, serão fundamentais para orientar as ações de acolhimento do sindicato e as negociações com a Prefeitura de Juiz de Fora, visando a prevenção de adoecimentos e a melhoria concreta do ambiente de trabalho.

O formulário foi elaborado para investigar aspectos específicos do cotidiano profissional, incluindo:

· Fontes de sobrecarga, como falta de pessoal, metas e prazos excessivos, burocracias e problemas de infraestrutura.

·A qualidade das relações de trabalho, avaliando o apoio da chefia e da equipe, a existência de conflitos, medo de retaliação e casos de assédio.

·Os sinais e impactos na saúde dos servidores, como níveis de estresse, esgotamento, qualidade do sono, afastamentos e busca por atendimento médico ou psicológico.

·A aplicação correta da NR1, norma que rege as diretrizes de saúde e segurança no trabalho.

Além de diagnosticar os problemas, a pesquisa busca ser um instrumento prático para a mudança. Entre os objetivos específicos estão:

· Levantar sugestões dos próprios servidores para mudanças organizacionais e tipos de apoio necessários (jurídico, psicológico, etc.).

·Subsidiar a elaboração de um plano de ação com prazos, responsáveis e acompanhamento público dos resultados.

“A participação é voluntária e leva poucos minutos. Ao responder, o servidor e a servidora vão contribuir diretamente para a construção de soluções coletivas e efetivas que beneficiarão a todos”, destaca a presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, que gravou um vídeo para convocar a categoria a participar da pesquisa. “Com esse levantamento o SINSERPU-JF quer ouvir o trabalhador e, dessa maneira, abordar de forma adequada temas importantes como a questão da saúde mental. Assunto que, por sinal, a gente não consegue discutir no local de trabalho, mas que, através desse levantamentos, teremos como apontar para a gestão municipal o caminho a seguir.”

Sigilo total e prazo para participação

A presidenta reforça que todas as respostas são confidenciais e serão armazenadas com o máximo cuidado. O anonimato dos participantes é garantido, e não é permitido informar nomes de pessoas no formulário.

A pesquisa já está disponível para preenchimento e os interessados devem responder o formulário até o dia 31 de outubro de 2025.

Participe e ajude a transformar o seu ambiente de trabalho. Para responder o formulário, basta clicar aqui. Lembre-se: “Cuidar de quem cuida é cuidar da cidade inteira!”


Outras notícias

04/12/2025
SINSERPU-JF celebra conquista histórica: CCJ aprova regulamentação da profissão de trabalhador da limpeza urbana

Em uma vitória histórica para os trabalhadores e trabalhadoras que mantêm as cidades limpas, a Comissão [...]

03/12/2025
Reportagem da TV Alterosa/SBT sobre a crise no PAS-JF – Com a participação da presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros

Reportagem da TV Alterosa/SBT sobre a crise no PAS-JF – Com a participação da presidenta do [...]

03/12/2025
Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF faz a última reunião do ano

O Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF, criado em junho de 2024, fez, na tarde desta quarta-feira [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!