Notícias


Conferencia noite 3
01/10/2025

Com a contribuição do SINSERPU-JF, Conferência Nacional aprova propostas importantes para o dia a dia das mulheres

No último dia da  5ª Conferência Nacional, em Brasília (DF), as conferencistas aprovaram, na tarde desta quarta-feira (primeiro de outubro), uma série de propostas importantes para o dia a dia Delas – em formato de diretrizes, que vão orientar a formulação de políticas públicas nacionais para as mulheres. E o SINSERPU-JF marcou presença nesse momento histórico, dando sua contribuição, nos debates, e seu voto em nove propostas/diretrizes, já que cada Grupo de Trabalho teve direito a emplacar três propostas no documento final.

Dessa forma, a vice-presidente do SINSERPU-JF, Lucilea Pereira,  no grupo “Políticas do Cuidado e a Autonomia das Mulheres”, ajudou na aprovação das seguintes propostas: 1) Implementar a Política Nacional de Cuidados; 2) Expandir e adaptar infraestrutura de cuidado infantil e apoio a mães e estudantes, 3) Garantir direitos trabalhistas para acompanhamento de dependentes em saúde.

A diretora Administrativa do SINSERPU-JF, Denise Medeiros, participou do grupo cujo tema foi “A Violência contra as Mulheres”, com aprovação das propostas: 1) Fortalecer rede integrada de acolhimento e atendimento a mulheres em situação de violência; 2) Consolidar políticas integradas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero, 3) Criar um Observatório Nacional de Violência de Gênero.

E a diretora de Base do SINSERPU-JF, Bernadete Reis, instalada no Grupo “Educação para Igualdade e Cidadania”, votou pela vitória das propostas: 1) Implementar educação inclusiva, antissexista, anticapacitista, antiracista e antietarista nas escolas; 2) Expandir acesso e permanência na Educação para mulheres e comunidades diversas; 3) Fortalecer a Educação Pública e a formação contínua de profissionais.

Após as discussões temáticas e aprovação das diretrizes, a 5ª Conferência Nacional de Políticas Para as Mulheres abriu espaço, no final da tarde, para apresentações culturais. O encerramento está marcado para às 19h, no Auditório Maria da Penha, com o Festival Democracia, Igualdade e Soberania, que, segundo os organizadores, “contará com um grande show nacional para celebrar a força, a união e a resistência das mulheres brasileiras”.

Já em clima de balanço,  Lucilea Pereira anotou que “estes três dias de Conferência trouxeram intensos debates sobre políticas públicas para as mulheres, com destaque para o enfrentamento da violência, que hoje apresenta índices alarmantes em todo o Brasil, com a presença de mais de 4 mil mulheres – pretas, quilombolas, indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, militantes de diferentes movimentos sociais de todas as regiões do país”

“Esse espaço de escuta, construção e participação”, continuou ela, “é fundamental, porque nós, mulheres, sabemos das nossas lutas históricas: pela igualdade de gênero, pelo fim da violência, pelo trabalho digno e valorizado, pela saúde pública de qualidade, entre tantas outras pautas necessárias para que possamos viver com mais dignidade e respeito”.

Depois de agradecer as participantes da “Conferência Livre Mulheres em Movimento”, em especial as trabalhadoras das creches que foram maioria no evento de agosto e, dessa forma, possibilitaram a participação  do SINSERPU-JF na CNPMA, a vice-presidente do Sindicato encerrou: “Sigo para casa com a consciência de dever cumprido em representar as servidoras públicas, todas as trabalhadoras e mulheres de Juiz de Fora. Agradeço também ao governo do presidente Lula, que nos devolveu a voz e a oportunidade de participar ativamente da construção das nossas leis e da formulação de políticas públicas que impactam diretamente a vida das mulheres brasileiras.”


Outras notícias

04/12/2025
SINSERPU-JF celebra conquista histórica: CCJ aprova regulamentação da profissão de trabalhador da limpeza urbana

Em uma vitória histórica para os trabalhadores e trabalhadoras que mantêm as cidades limpas, a Comissão [...]

03/12/2025
Reportagem da TV Alterosa/SBT sobre a crise no PAS-JF – Com a participação da presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros

Reportagem da TV Alterosa/SBT sobre a crise no PAS-JF – Com a participação da presidenta do [...]

03/12/2025
Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF faz a última reunião do ano

O Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF, criado em junho de 2024, fez, na tarde desta quarta-feira [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!