SINSERPU-JF encerra participação na SIPAT 2025 do HPS
O SINSERPU-JF encerrou, na tarde desta quinta-feira (25 de setembro), sua participação na SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho) 2025 do HPS (Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Teixeira) – um evento que o Sindicato apoiou firmemente e foi promovido pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) com o tema “Segurança em ação: Cuidar de si é cuidar de todos”.
Nesses três dias, os diretores do SINSERPU-JF Deise Medeiros (presidenta), Anderson Luís Gonçalves “Andinho” (Saúde), Denise Medeiros (Administrativa), Marco Antônio Ribeiro (Financeiro), Adalberto de Assis, Rodrigo Reis e Rosângela Dias (Base) tiveram a oportunidade de assistir palestras sobre “O compromisso diário da enfermagem com segurança e saúde”, “Estratégia e manejo do estresse no cotidiano do trabalho” e “Ergonomia no ambiente de trabalho” (tema deste último dia, a cargo da fisioterapeuta Renata Cristina de Oliveira – que deu dicas importantes para evitar doenças e dores no trabalho: atividade física, alimentação saudável, muita água e boas noites de sono).
O Sindicato teve também a oportunidade de contribuir para os debates, ao levantar a questão da violência contra os profissionais de Saúde e ao destacar, em relação à segurança no trabalho, a importância de se cobrar (do patrão, no caso a Administração Municipal) as condições ideais para exercer a profissão.
No encerramento, Deise Medeiros voltou a destacar a responsabilidade dos gestores pela segurança do trabalhador e antecipou que o HPS será visitado, em breve, por um projeto pioneiro de fortalecimento das CIPAS. “A CUT/ Central Única dos Trabalhadores (entidade da qual o nosso sindicato é filiado) e a FUNDACENTRO (fundação de segurança e medicina do trabalho) se uniram com esse objetivo de apoiar o trabalho das comissões internas de prevenção de acidentes. Várias cidades de Minas serão contempladas e Juiz de Fora está na rota”, informou a presidenta do SINSERPU-JF.
Durante os três dias da SIPAT, a doação de sangue, um gesto tão nobre quanto necessário, foi enaltecida e relembrada, com a presença da Fundação Hemominas – que fez questão de elogiar a postura do SINSERPU-JF sobre o tema. “O sindicato tem feito, em seus canais de comunicação, campanhas a favor da doação, que tem dado excelentes resultados. Agradecemos muito por isso”, disseram as enfermeiras da Agência Transfusional/HPS Hélida Flávia dos Santos e Marília La Gatta.