O Módulo III do Curso de Realidade Brasileira/CRB, sobre a “Questão Agrária no Brasil”, vai abordar o tema in loco, no Assentamento Dênis Gonçalves – uma das mais bem sucedidas ocupações do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) do país, na zona Rural da vizinha cidade de Goianá. As atividades, durante todo o sábado (13 de setembro), contarão com a presença do diretor de Base do SINSERPU-JF, Claudio Dias, que representa o sindicato na organização e nos estudos do CRB.
O Assentamento Dênis Gonçalves surgiu em 25 de março de 2010, quando cerca de 150 famílias e estudantes (das universidades federais de Juiz de Fora e Viçosa) ocuparam a antiga fazenda Fortaleza de Sant’Anna, então um dos mais improdutivos latifúndios da região, e com histórico de exploração trabalhista. Hoje conta com uma escola estadual (aulas até o Ensino Médio e turmas de EJA/Educação de Jovens e Adultos) e uma Cooperativa, que organiza e comercializa produtos (hortaliças, antepastos, bolos e conservas) produzidos pelos assentados sem uso de agrotóxicos.
O CRB, um curso gratuito que visa fortalecer a organização popular e a formação política, já cumpriu duas etapas, sempre com a presença do SINSERPU-JF. O próximo Módulo, sobre “Questão Mineral no Brasil e Geopolítica”, está agendado para os dias 3 e 4 de outubro.
O diretor de Base do SINSERPU-JF, Claudio Dias, foi diplomado no sábado (31 de janeiro), último [...]
A isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil é fruto de décadas de organização, [...]
Além de ser o mês da folia momesca, fevereiro traz uma celebração especial: o aniversário de [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!