Notícias


Whatsapp image 2025 08 21 at 14.31.44
21/08/2025

SINSERPU-JF cobra presença de representante da Prefeitura na Comissão de Enfrentamento à Violência nas Unidades de Saúde

A falta de compromisso da Prefeitura de Juiz de Fora com a segurança de profissionais da saúde foi novamente criticada durante reunião da Comissão de Enfrentamento à Violência nas Unidades de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde (CMS), na noite desta quarta-feira (20). O diretor de Saúde do SINSERPU-JF, Anderson Luiz Gonçalves “Andinho”, que integra a comissão, destacou a ausência, mais uma vez, de um representante legal do governo municipal. De acordo com informações repassadas ao grupo, o representante titular estaria em outro compromisso.

“Estamos percebendo a morosidade da Prefeitura até mesmo em acompanhar as discussões sobre essa situação que é grave, porque estamos registrando, no mínimo, umas duas ou três ocorrências por semana”, denunciou Andinho. “A gente precisa muito avançar nessa discussão e a gente não consegue avançar sem o governo.”

O diretor do SINSERPU-JF lamentou que a gestão municipal não busque enviar um substituto para as reuniões da comissão. Essa postura foi classificada como uma demonstração de desinteresse pela gravidade do problema. “Para nós, é um sinal de que a gestão ou não quer discutir esse assunto ou não quer resolver essa questão, porque se quisesse mesmo, eles estariam se fazendo presente ou encaminhando os seus representantes legais”, afirmou.

Cenário de violência se agrava

Andinho citou alguns dos casos recentes que ilustram a urgência do tema: na última semana, uma técnica de enfermagem foi ameaçada por uma usuária na unidade da Vila Ideal; no Marumbi, houve registro de ameaça de morte; além de ocorrências na Regional Leste e no Hospital de Pronto Socorro (HPS).

Mesmo com a ausência do poder público, a comissão elaborou um documento que foi encaminhado ao Conselho Municipal de Saúde. “A gente tem prazos a cumprir e nós precisamos alinhar muito bem isso para finalizar essa discussão para buscar algo que seja resolutivo. Não dá mais para continuar assim. Mas o governo tem que colaborar e se debruçar sobre isso”, completou Andinho.

O SINSERPU-JF segue na cobrança por uma posição firme e presente do governo municipal, exigindo que a segurança nos locais de trabalho seja tratada como prioridade absoluta e que medidas efetivas para isso sejam providenciadas.


Outras notícias

04/12/2025
SINSERPU-JF celebra conquista histórica: CCJ aprova regulamentação da profissão de trabalhador da limpeza urbana

Em uma vitória histórica para os trabalhadores e trabalhadoras que mantêm as cidades limpas, a Comissão [...]

03/12/2025
Reportagem da TV Alterosa/SBT sobre a crise no PAS-JF – Com a participação da presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros

Reportagem da TV Alterosa/SBT sobre a crise no PAS-JF – Com a participação da presidenta do [...]

03/12/2025
Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF faz a última reunião do ano

O Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF, criado em junho de 2024, fez, na tarde desta quarta-feira [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!