O capitalismo e, principalmente, o imperialismo (tema bastante atual, com as chantagens do Governo dos Estados Unidos contra o povo brasileiro) foram destaques no Segundo Módulo do Curso de Realidade Brasileira/CRB – evento realizado nos dias 15 e 16 de agosto (sexta-feira e sábado) com o apoio e a presença do SINSERPU-JF, através do diretor de Base Cláudio Dias.
O primeiro dia foi iniciado com um jogral do poderoso poema “Operário em Construção”, de Vinicius de Moraes (…”De fato, como podia/Um
operário em construção/Compreender por que um tijolo/Valia mais do que um pão”…). Em seguida, antes das discussões sobre os temas, os sete NBs (Núcleos de Base) do Curso autodenominaram-se, usando homenagens, referências intelectuais e/ou vivências: “Americanidade”; “Cirene Candanda” (do qual Cláudio Dias é coordenador); “Paulo Freire”; “Curva do Lacet”; “Jequitibá Rosa”; “Semente da Revolução” e “Sintonia da Indignação”. No sábado, as atividades foram conduzidas pela economista, historiadora e especialista em Estudos Latino-americanos Mahara Jneesh.
“Sob a coordenação de Viviane, com místicas ( ferramentas artístico-pedagógicas), dinâmicas(no caso de uma fábrica de sola de sapato) e várias reflexões reafirmou-se o mote principal na relação capital/trabalho: se só os patrões levam vantagem, os trabalhadores sempre serão subalternos se não buscarem seus direitos”, avaliou Cláudio Dias.
O Curso de Realidade Brasileira prossegue em setembro, com o Módulo 3 (“Questão Agrária no Brasil”). Até dezembro, outras cinco etapas serão realizadas, sempre às sextas-feiras e sábados.
Em uma vitória histórica para os trabalhadores e trabalhadoras que mantêm as cidades limpas, a Comissão [...]
Reportagem da TV Alterosa/SBT sobre a crise no PAS-JF – Com a participação da presidenta do [...]
O Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF, criado em junho de 2024, fez, na tarde desta quarta-feira [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!