Notícias


Whatsapp image 2025 07 17 at 10.45.46
18/07/2025

PAS-JF completa 22 anos sob ameaça de desmonte

Hoje, dia 18 de julho, o Plano de Assistência à Saúde do Servidor de Juiz de Fora (PAS-JF) completa 22 anos. Um marco importante – mas, em vez de motivo de celebração, a data  acende um sinal de alerta máximo para os mais de 11 mil servidores municipais, ativos e aposentados, e seus dependentes. O modelo único e benéfico de autogestão do PAS-JF, patrimônio conquistado pelo funcionalismo, está sob grave ameaça.

A Prefeitura de Juiz de Fora planeja entregar a gestão do plano a operadoras comerciais privadas. Essa medida representa um rompimento radical com o modelo atual, que é a grande força e diferencial do PAS-JF: a autogestão sem fins lucrativos. É esse modelo que, historicamente, tem evitado reajustes abusivos, comuns nos planos de saúde comerciais, e garantido um acesso mais estável e justo à saúde para quem dedica sua carreira ao serviço público municipal.

Por que o PAS-JF é tão valioso?

A autogestão sem lucro permite que os recursos sejam integralmente reinvestidos na saúde do servidor e seus dependentes, sem a margem de lucro das operadoras. Além disso, o plano é regido por decreto municipal, oferecendo garantias e benefícios específicos ao servidor, não estando submetido às regras, por vezes mais restritivas, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Com a regulamentação municipal, há um controle social, fazendo que haja maior transparência e potencial participação dos usuários na gestão.

Desmonte gradual

O SINSERPU-JF alerta que o paulatino desmonte do PAS-JF é uma realidade que vem se arrastando por sucessivas administrações, minando a qualidade e a sustentabilidade do plano. A entrega da gestão a terceiros, no entanto, seria o golpe fatal, transformando um patrimônio coletivo em mais um produto sujeito à lógica do mercado, com altos custos e menos direitos. As perdas para o servidor municipal seriam significativas e irreparáveis.

Diante desta ameaça concreta, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) ergue sua voz em defesa intransigente do PAS-JF, de cada servidor e de seus dependentes. “Não podemos permitir que interesses financeiros se sobreponham ao direito fundamental à saúde de quem constrói e serve diariamente a nossa cidade”, declara a presidente do sindicato, Deise Medeiros.

Para mostrar o rosto humano por trás do plano, o SINSERPU-JF lançou, nas redes sociais, a série “As Vidas do PAS-JF”. A iniciativa dá voz aos verdadeiros protagonistas: servidores e servidoras, ativos e aposentados, que dependem do plano para tratamentos essenciais, e que reconhecem o PAS-JF como um instrumento indispensável de acesso à saúde pública suplementar de qualidade em Juiz de Fora.

Parabéns pelos 22 anos, PAS-JF!

O SINSERPU-JF parabeniza o PAS-JF por essas mais de duas décadas de serviço à saúde do funcionalismo. Mas o recado é claro: a melhor homenagem é a luta incansável pela sua preservação. É preciso que todos os servidores e a comunidade se unam nesta causa, para que o PAS-JF continue sendo um pilar de segurança e cuidado, permitindo que, com saúde, nossa gente possa verdadeiramente ter uma #FelizCidade.


Outras notícias

02/02/2026
Diretor do SINSERPU-JF é diplomado, no último dia do CRB/Curso de Realidade Brasileira

O diretor de Base do SINSERPU-JF, Claudio Dias, foi diplomado no sábado (31 de janeiro), último [...]

31/01/2026
SINSERPU-JF concede mais um selo “Jabuti de Qualidade” – desta vez à EMPAV

Depois de inaugurar a série de concessões do selo “Jabuti de Qualidade”, com a Administração Municipal [...]

30/01/2026
Nota de pesar

O SINSERPU-JF comunica, e lamenta profundamente, o falecimento de Cláudio de Souza, sogro do diretor de [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!