Os diretores do SINSERPU-JF Tânia Maria de Assis (Formação Sindical) e Claudio Dias (Base), os conselheiros fiscais do Sindicato Vera Lúcia Daniel e Wanor Alves Vieira, as parceiras Cristina Lopes e Cleonice Vaz Ribeiro (presidente e secretária da AMETA/Associação dos Servidores de Juiz de Fora) e as aposentadas da Saúde e integrantes da Comissão do Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF Adelaide Silvana de Paula e Sandra Luiza Batista de Castro participaram, nesta sexta-feira (11 de julho), em Belo Horizonte, da Plenária dos/das Aposentados/as da CUT/ Minas.
Durante toda a tarde, eles discutiram os direitos (que não envelhecem), a necessidade de respeito e dignidade, e de protagonismo dos aposentados – mais especificamente as ameaças às conquistas e aos direitos previdenciários, o papel do Congresso Nacional na defesa e manutenção desses direitos e os desafios do SUS nos cuidados integrais requeridos pela velhice. Primeiro, os debates contaram com presenças ilustres: o senador Paulo Paim (PT-RS), o deputado federal Rogério Correa (PT-MG), a advogada e procuradora aposentada do Ministério Público do Trabalho Elaine Nassif e a médica geriatra e consultora da Organização Mundial de Saúde para Políticas Públicas, Envelhecimento e Cuidados de Longa Duração Karla Giacomin; depois as discussões foram coletivas.
“A Plenária foi muito interessante, com palestrantes, objetivos, que trouxeram temas e posicionamentos importantes. Foi percebido por todos os participantes a importância deste momento, de mobilização, articulação, de orientação e ampliação dessa base no Sindicato e em todos os espaços possíveis. E foi muito significativa a nossa presença, adquirindo experiências e conhecimentos para serem apresentados para o nosso grupo aqui em Juiz de Fora”, avaliou Cristina Lopes, que destacou ainda a discussão sobre um tema que tem se revelado bastante problemático em Juiz de Fora: os planos de saúde de autogestão. “Anotamos e queremos aprofundar o tema, uma palestra ou uma consultoria, de preferência com a especialista no assunto presente na Plenária, que está acompanhando o drama de vários planos de saúde similares ao PAS-JF”.
Por fim, a presidente da AMETA destacou que o fato de que na maioria absoluta dos sindicatos representados na Plenária o maior índice de contribuição continua sendo dos aposentados. “É um indício forte de que se o pessoal da ativa está desmobilizado, o aposentado não: ele está presente nos Sindicatos e prontos para a luta”.
Para Tânia Assis, os destaques do evento foram as palestras de Paulo Paim e Karla Giacomin, pois foram “base para que os demais participantes comentassem sobre o mesmo assunto, focando em busca de mudanças e atos que tornem realidade”.
“O senador comentou sobre a importância das mudanças da forma de arrecadar o valor da previdência para aposentadorias futuras, porque da forma que está hoje teremos sérios problemas futuros, onde talvez os jovens de hoje não consigam o direito sonhado da aposentadoria”, transcreveu Tânia Assis.
Em relação à palestra de Karla Giacomin, a diretora do SINSERPU-JF citou o trecho em que ela destacou a “necessidade do Brasil investir em saúde mental e na política de cuidados continuados” e fez comparações: “No Japão, aos 40 anos de idade, já há o desconto de 1% do salário para uma política de cuidados futuros. Na Alemanha também já acontece. No Brasil, só se pensa em aposentadoria. A seguridade é o tripé entre saúde, previdência social e assistência social. O quarto vetor é, o cuidado, que demanda de todos os demais”.
Em uma vitória histórica para os trabalhadores e trabalhadoras que mantêm as cidades limpas, a Comissão [...]
Reportagem da TV Alterosa/SBT sobre a crise no PAS-JF – Com a participação da presidenta do [...]
O Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF, criado em junho de 2024, fez, na tarde desta quarta-feira [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!