Durante sua participação na reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Municipal de Juiz de Fora, na quarta-feira (9 de julho), a presidente da AMETA (Associação dos Servidores Públicos de Juiz de Fora) Cristina Lopes, uma das mais ativas colaboradoras do Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF, explanou, a pedidos, o trabalho do Núcleo. “Tivemos a oportunidade de falar do projeto, que foi definido por um dos participantes da reunião como ‘muito interessante’, e da nossa parceria (da AMETA) com o Sindicato. O Núcleo começou como uma forma de fazer estudos sobre o envelhecimento e os assuntos previdenciários, e posterirormente ganhou a função de chamar os aposentados para participar, se mobilizar, se informar sobre seus direitos e lutar por eles. Disse também aos presentes sobre as atividades realizadas e o combate ao isolamento e a uma possível depressão em função disso. O objetivo maior do Núcleo dos Aposentados é formar militância e dar a eles ‘lugar de fala’, com muita informação, inclusive da Legislação, e incentivo para que eles busquem seus direitos”, relatou Cristina Lopes, que vai participar de todas as reuniões da Comissão, que acontecem uma vez por mês.
Sobre o tema, a presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, enfatizou que o Núcleo de Aposentados foi uma promessa de campanha, colocada em prática tão logo a atual gestão do Sindicato tomou posse. “Trabalhamos ativamente para os nossos aposentados, que estão sendo acolhidos na entidade com as suas especificidades e pleitos próprios. Amanhã seremos nós os aposentados que estarão lutando para manter os direitos conquistados e buscando garantir ganhos para a classe”, afirmou Deise.
Na reunião de ontem, estavam presentes, entre outros, os vereadores Juraci Scheffer (PT) e Julinho Rossignoli (PP), o gerontólogo José Anísio Pitico e a titular da Ouvidoria Especial da Pessoa Idosa, Maria Cristina Pereira – que detalhou as atribuições e ações da Ouvidoria e a realidade atual da cidade: a parcela das pessoas com mais de 60 anos corresponde a 20,22% da população de Juiz de Fora.
Na ocasião, os vereadores anunciaram que estão discutindo a elaboração de uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para garantir políticas públicas voltadas para as pessoas idosas. “Agora, na LDO não tem definição de recurso. Mas nós vamos trabalhar para garantir a inclusão das políticas públicas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. E vamos trabalhar também junto aos vereadores para conseguir emendas, porque precisamos de recursos para políticas públicas. Precisamos investir em projetos que vão garantir melhores condições de vida à pessoa idosa”, explicou Juraci Scheffer.
Na foto (da Câmara Municipal) Cristina Lopes é a terceira, da esquerda para a direita.
Em uma vitória histórica para os trabalhadores e trabalhadoras que mantêm as cidades limpas, a Comissão [...]
Reportagem da TV Alterosa/SBT sobre a crise no PAS-JF – Com a participação da presidenta do [...]
O Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF, criado em junho de 2024, fez, na tarde desta quarta-feira [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!