SINSERPU-JF marcará presença no I Encontro Nacional de Educação dos Municipais da CONFETAM/CUT
O Primeiro Encontro Nacional de Educação dos Municipais da CONFETAM/CUT (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal/Central Única dos Trabalhadores – entidades das quais o SINSERPU-JF é filiado) acontece neste final de semana (sábado e domingo/12 e 13 de julho), em São Paulo (SP). Escalada para representar o SINSERPU-JF no evento, a vice-presidente Lucilea Pereira adiantou a reponsabilidade e suas expectativas: “O evento, grandioso por natureza, ganha ainda mais importância para nós por ser a primeira participação do nosso sindicato em um encontro nacional sobre esse tema, que é muito relevante. Tenho certeza que as palestras e debates vão agregar muito ao dia a dia do nosso trabalho sindical, tanto na educação em geral quanto nas creches parceiras”. Ela ainda destacou que o Encontro servirá para colocar em evidência as “demandas municipais no setor, que são diferentes em cada cidade”, por conta da diferença de visão dos gestores. “Enquanto professora e sindicalista, temos que participar de encontros deste tipo e ocupar espaços, lutar pela valorização e direitos para todos os profissionais da Educação”, concluiu Lucilea Pereira.
Para a presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, essa participação da Associação que o Sindicato representa (Lucilea é professora de creche da AMAC) significa que “valorizamos muito a educação infantil, nos seus primeiros anos. E que entendemos a importância do bom funcionamento das creches dentro dos municípios e estados”. Para ela, “é um nível de educação que precisa ser discutido. A creche, sabemos, não é uma educação obrigatória, mas é essencial para as mães que precisam de trabalhar e deixar seus filhos sob a guarda de uma instituição de educação – e um sistema de creche eficiente acaba, na ponta do processo, valorizando a participação da mulher no mercado de trabalho”.
Na programação do Encontro, no Sindicato dos Químicos da capital paulista, constam enfoques sobre o “Panorama da Educação no Brasil e os Desafios para a ação Sindical”, o “Plano Nacional de Educação (2025-2035): caminhos para valorizar a Educação Pública” e “O Fundeb que precisamos: desafios para o financiamento e para a carreira dos profissionais da Educação”.
A abertura do Encontro, com a presença da presidente da CONFETAM Jucélia Vargas, será na manhã de sábado; a Construção de um Plano de Lutas e a Plenária Final estão agendadas para a manhã de domingo.